Cidades

Novos alunos falam sobre expectativas de estudos em Marechal Deodoro

14/06/2016
Novos alunos falam sobre expectativas de estudos em Marechal Deodoro
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Letícia Santos tem 14 anos e sabe bem o que quer para a vida: estudar em uma escola que ofereça oportunidades de crescer dentro e fora da sala de aula. Delvan Gomes tem 16 e também quer uma escola que o ajude a alcançar o objetivo de ser um programador de games.

 
Ambos agora terão em comum também o Instituto Federal de Alagoas. Eles foram aprovados no último exame de seleção para o Campus Marechal Deodoro, onde começaram a estudar nessa segunda-feira (13). Os novos alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Guia de Turismo e do curso superior de Gestão Ambiental lotaram o pátio do campus para a aula inaugural e conheceram um pouco mais sobre as oportunidades e desafios que terão pela frente. No total, são 280 novos alunos no campus.
 
De SP para Alagoas
 
Letícia nasceu e cresceu em São Paulo, mas tem parte da família morando em Alagoas. Foi por meio das primas que ela conheceu o Ifal – Marechal Deodoro e decidiu se mudar para a cidade.
 
“Elas fizeram o curso técnico de Guia de Turismo aqui e sempre falaram muito bem da escola. Conseguiram crescer profissionalmente. Eu quero a mesma coisa e em São Paulo isso seria muito difícil. As escolas públicas que eu conheço lá não são tão boas”, diz Letícia, acompanhada da tia, Eliene dos Santos. “E eu dei todo o apoio para ela vir, porque sei que o instituto vai abrir muitas portas”.
 
Já o adolescente Delvan conhece bem o Campus Marechal Deodoro. Ele é filho de um dos funcionários terceirizados que trabalham na instituição e acredita que a relação entre pai e filho vai ajudar no dia-a-dia da escola. “Como meu pai já frequenta a escola, ele vai estar sempre presente nas reuniões de pais, por exemplo”, afirma o jovem, que pretende chegar logo ao Ensino Superior: “o curso técnico vai me ajudar a aprender muito mais. Vou aproveitar muito as aulas de informática, porque penso em ser programador de jogos”.
 
Aproveitar oportunidades
 
Durante a aula inaugural, a diretora-geral do Ifal – Marechal Deodoro, Marília Góis, fez uma breve apresentação do instituto e incentivou os alunos a aproveitar as oportunidades. “Vocês precisam saber que enfrentarão algumas dificuldades, mas que até as dificuldades serão oportunidades de crescimento. Toda a equipe do Ifal estará à disposição de cada estudante para ajuda-los a superar desafios e abrir muitas portas”, disse Marília.
 
Também participaram da aula inaugural o Diretor de Ensino, Éder Souza; o chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão, Adelmo Bastos; o chefe do Departamento de Apoio Acadêmico, Diogo Oliveira; os coordenadores dos cursos técnicos de Meio Ambiente, Pedro Guilherme, e de Guia de Turismo, Alan Moura; o coordenador do curso superior de Gestão Ambiental, Dário Nicácio; e o integrante do Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca, Luís Felipe Santos.