Cidades

Laboratório de Penedo passa por reformulações e aumenta a oferta de exames

16/06/2016
Laboratório de Penedo passa por reformulações e aumenta a oferta de exames
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O Laboratório do Município, localizado no Centro de Saúde III (antigo Sesp), foi reaberto ao público pela Secretaria de Saúde de Penedo, após passar por diversas melhorias em sua estrutura física, além da aquisição de equipamentos novos, o que levou ao aumento do número de tipos de exames de 22 para 38. Além disso, o laboratório também esta funcionando de forma itinerante em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), onde existem demanda reprimida. Nessa quinta-feira (16), foi à vez da UBS Jairo Leite, localizada na antiga Lagoa do Oiteiro, receber a equipe do laboratório, para a realização de diversos tipos de exame de sangue.

De acordo com o coordenador Erlon Oliveira, biólogo e doutor em Medicina Tropical, o laboratório do Centro de Saúde III teve uma melhora significativa, após a aquisição por parte da Prefeitura de Penedo, de equipamentos automatizados, aumentando assim o número de amostras e também a quantidade de exames realizados, tanto na zona urbana, quanto rural.

 “As escalas de coleta no interior estão sendo feitas continuadamente de maneira ordenada, durante um dia especifico. Também estamos realizando mais exames que antes da reforma, do hemograma que é o mais simples, até a Baciloscopia de Hansen, para detecção da Hanseníase”, detalhou.

O laboratório também passou por diversas melhorias com relação à estrutura física, como uma nova sala de espera com cadeiras novas, televisão, além de café e biscoito para os pacientes se alimentarem após a realização dos exames.

Para acabar com a demanda reprimida, o laboratório esta realizando diversos atendimentos itinerantes, nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e, também nos diversos povoados do município.

“Já realizamos esse trabalho no povoado Tabuleiro dos Negros, Cooperativa I, Bairro Raimundo Marinho, Vila Matias e Marituba do Peixe. Ainda iremos a COHAB e Rosete Andrade, os bairros mais populosos de Penedo. Com isso, normalizaremos o atendimento e a pendência de exames na cidade será normalizada”, finalizou o coordenador do Laboratório Municipal Erlon Oliveira.

Laboratório de prótese dentária

O Centro de Especialidades Odontológicas, CEO, também ganhou um laboratório municipal de prótese dentária, para a reabilitação dos pacientes. O objetivo é devolver à estética e a funcionalidade da dentição desses usuários. Com as modernas instalações, o paciente atendido, contará com a agilidade necessária para recuperação do sorriso, tão importante, para o bem estar e qualidade de vida das pessoas.