Geral

Karl Landsteiner: o descobridor dos quatro tipos sanguíneos e fator RH

14/06/2016
Karl Landsteiner: o descobridor dos quatro tipos sanguíneos e fator RH
Landsteiner também é recordado por ter sido um dos proponentes do termo "anticorpo", para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue, e por ter descoberto o fator RH. (Foto: Divulgação)

Landsteiner também é recordado por ter sido um dos proponentes do termo “anticorpo”, para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue, e por ter descoberto o fator RH. (Foto: Divulgação)

O Google assinala esta terça-feira, dia 14 de junho, o 148º aniversário do nascimento do médico e biólogo austríaco Karl Landsteiner com um doodle bastante interessante. Trata-se de uma personalidade histórica importante, por muitos motivos, mas principalmente por ter recebido o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos – o sistema de classificação sanguínea de Landsteiner. Os quatro tipos sanguíneos que este biólogo descobriu estão presentes no doodle animado.

Karl Landsteiner nasceu na Baixa Áustria a 14 de junho de 1868, mas em 1922 foi para os Estados Unidos onde, mais tarde, adquiriu a nacionalidade norte-americana. Apesar disso, regressou por algumas vezes à sua pátria natal, tanto para dar conferências como para matar as saudades da sua terra e dos locais onde cresceu.

Karl Landsteiner

Estudou medicina na Universidade de Viena, onde se graduou em 1891. Nos anos seguintes, continuou a estudar medicina em diferentes universidades europeias. Entre 1900 e 1901, descobriu que existiam diferentes grupos sanguíneos – O, A, B e AB. Landsteiner também é recordado por ter sido um dos proponentes do termo “anticorpo”, para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue, e por ter descoberto o fator RH. Em 1922, rumou para a América, já sendo nessa altura um membro distinto da comunidade médica internacional.

Este biólogo e médico reputado dedicou uma boa parte da sua carreira à tentativa de comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos, numa época em que se acreditava que o sangue de diferentes pessoas era igual. Ele reconheceu amostras de sangue de diversos indivíduos, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre essas células e plasma, tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, formando grânulos, e em outros não. Por causa dessa descoberta, Landsteiner conseguiu explicar finalmente porque algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não.

Tipos sanguíneos

Se você já foi alguma vez dar sangue, provavelmente perguntaram-lhe ou consultaram no seu histórico clínico o seu tipo de sangue. Pois bem, essa pergunta extremamente importante deve-se às descobertas de Landsteiner nessa área da medicina. Inicialmente as pessoas acharam estranho que houvesse diferentes tipos de sangue, mas as evidências experimentais acabaram com todas as dúvidas e pensamentos pré-estabelecidos.

Dar sangue

Este médico também escreveu um importante livro para a medicina, publicado em 1936 com o título The Specificity of Serological Reactions, que acabaria por se tornar um texto clássico para a ciência da imunoquímica.

The Specificity of Serological Reactions

Karl Landsteiner recebeu o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1930, coroando com essa distinção uma carreira simplesmente brilhante.

Nobel

Apesar de ter sido um homem ligado à ciência, Karl Landsteiner foi durante toda a sua vida um católico devoto. Faleceu em Nova Iorque, no dia 26 de junho de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Foi casado com a grega Leopoldine Helene Wlasto.

Transfusão de sangue

O trabalho de Landsteiner na descoberta e classificação dos tipos sanguíneos foi imensamente importante, dado que salvou inúmeras vidas. Através da correta transfusão de sangue de acordo com os diferentes grupos sanguíneos, tornou-se possível para os médicos acabar com as mortes que ocorriam devido ao desconhecimento científico de que o sangue não era todo igual. Por causa desta contribuição inestimável do médico e biólogo austríaco para a medicina, e consequentemente para a salvação de vidas humanas, esta homenagem que a Google lhe presta é totalmente merecida. A gigantes das pesquisas quer assim, através deste doodle, agradecer a Landsteiner pela sua valiosa carreira que em tanto contribuiu para melhorar a saúde e o bem estar de toda a humanidade.