Política

Ex-deputados serão homenageados com a Comenda Tavares Bastos‏

16/06/2016
Ex-deputados serão homenageados com a Comenda Tavares Bastos‏
Alcides Andrade também convidou os deputados e a sociedade civil para participarem da audiência pública, que será realizada na próxima segunda-feira, 20, na cidade de Piaçabuçu e que terá como finalidade discutir a qualidade da água fornecida pela Casal ao município. (Foto: Assessoria)

Alcides Andrade também convidou os deputados e a sociedade civil para participarem da audiência pública, que será realizada na próxima segunda-feira, 20, na cidade de Piaçabuçu e que terá como finalidade discutir a qualidade da água fornecida pela Casal ao município. (Foto: Assessoria)

O deputado Alcides Andrade (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, 15, para anunciar que deu entrada no protocolo da Casa, em um projeto de Resolução que concede a Comenda Tavares Bastos ao médico e ex-deputado Hélio Nogueira Lopes, pelos relevantes serviços prestados na medicina e na política alagoana. “O penedense Dr. Hélio Lopes tem um grande trabalho desenvolvido na região do Baixo São Francisco, nesta Casa Legislativa e em toda Alagoas, não só como político, mas como médico e cidadão que sempre defendeu sua cidade e seu Estado”, disse o deputado. Além de Hélio Lopes, também será homenageado o ex-deputado Alcides Muniz Falcão.

Hélio Lopes nasceu em Penedo e depois de estudar no Grupo escolar Gabino Besouro, foi para Aracaju para estudar no Colégio Tobias Barreto, depois transferiu-se para Recife onde formou-se em contabilidade. Posteriormente terminou medicina na cidade do Rio de Janeiro e fez especialização com o renomado médico, Rinaldo de Lamare. Casou-se em Penedo com Maria Pereira Lopes, com quem teve três filhos: Cláudia, Ronaldo e Ricardo. Depois de formado, Hélio Lopes voltou a Penedo onde manteve consultório médico pediátrico. Em fevereiro de 1990, juntamente com seu filho, o engenheiro Ronaldo Lopes, inaugurou a primeira emissora em frequência modulada no município de Penedo, a Rádio Penedo FM, dando início ao Grupo Hélio Lopes de Comunicação, que hoje conta também com o site de notícias AquiAcontece.

“O Dr. Hélio Lopes foi prefeito de Penedo, deputado estadual por três legislaturas, secretário estadual de Saúde. Foi também presidente da Companhia de Educação Gratuitos de Penedo, provedor e médico da Santa Casa de Misericórdia, superintendente da Suaval, presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas – Lifal, entre outros importantes cargos no Estado de Alagoas. Estou feliz em prestar essa homenagem”, disse Alcides Andrade.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSB) parabenizou o deputado pelo projeto apresentado. “Trata-se de um ilustre alagoano. O médico Hélio Lopes que é sinônimo de retidão e trabalho. Um homem que sempre honrou os cargos que exerceu e uma das maiores patrimônio deste Estado. Felizes daqueles que reconhecem os que fizeram e fazem pela sua cidade e por sua região e o Dr. Hélio Lopes merece toda nossa homenagem”, disse Loiola.

O ex-deputado Alcides Falcão, que também será homenageado, é natural de Ouricuri (PE) e iniciou sua vida política como vereador na cidade de Maceió. Ele também foi candidato como suplente de senador na chapa encabeçada por Guilherme Palmeira e com o afastamento do titular assumiu uma vaga no Senado.

Audiência Pública

Alcides Andrade também convidou os deputados e a sociedade civil para participarem da audiência pública, que será realizada na próxima segunda-feira, 20, na cidade de Piaçabuçu e que terá como finalidade discutir a qualidade da água fornecida pela Casal ao município. “Hoje estamos vendo uma cidade que fica a beira do Rio São Francisco sendo abastecida por carros-pipa”, afirmou.