Política

Palmeira: bastidor eleitoral esquentou neste São João

23/06/2016
Palmeira: bastidor eleitoral esquentou neste São João

Palmeira dos Índios é o município do interior de Alagoas que a essa altura do campeonato mais possui acirramento e indefinições na disputa eleitoral.

Sete nomes tentam a todo custo emplacar suas candidaturas nas convenções, porém pelo andar da carruagem dois destes já estão fora do páreo como candidatos a prefeito, Adalberon Sá (Rede) e Luiz Lobo (PSL) – porque não conseguiram agregar adesões a suas propostas. O primeiro ao consultar uma pesquisa para consumo interno enxergou que não daria para entrar na disputa porque padecia de intimidade com o eleitorado. Já a Lobo falta o comando do partido que deve se aliar a Rodrigo Gaia (PR) e indicar a professora Alcineide Nascimento como vice.

Consultados pela reportagem os pré-candidatos afirmaram que já estão em entendimentos finais com os partidos para as possíveis alianças.

Julio Cezar anuncia o vice em breve

Julio Cezar anuncia o vice em breve.

O vereador Júlio Cezar (PSB) disse que vários partidos estão lhe apoiando. Mas por questão estratégica não quis adiantar quais siglas eram essas, porém sabe-se que além do seu PSB, o PSC e o PP do senador Benedito de Lira são os únicos confirmados até agora.

Cezar disse ainda que em breve (uma semana) já anunciará o nome do seu candidato a vice-prefeito não querendo declinar o nome de seu futuro companheiro de chapa, mas pelo que deixou perceber o nome sairia de dentro de seus apoiadores e os mais cotados seriam Luciano Monteiro (PHS), Manuela Barbosa (PSC) e Cesar Fonseca (PSL), descartando os nomes do PPS e Rede que se posicionaram para escolher os candidatos à majoritária através de um resultado de pesquisa, o que não obteve êxito.

O pessebista que se lançou primeiro na ‘arena eleitoral’ fez também severas críticas ao PT e a seus apoiadores e ao governo municipal.

Verônica amplia o leque de alianças (Foto: Lucianna Araújo)

Verônica amplia o leque de alianças. (Foto: Lucianna Araújo)

A médica Verônica Medeiros (PMDB), pré-candidata do PMDB, afirmou que ainda está fazendo as articulações e que as alianças só serão definidas a partir de 20 de julho quando se iniciarão as convenções.

Mas o PMDB já agrega em seu palanque o PDT de Gileninho Sampaio e o PTdoB de Francisco de França e poderá anunciar dentre mais alguns dias outras legendas e com algumas surpresas. O vice de Verônica só será anunciado nas convenções.

 Rodrigo Gaia quer Alcineide, Zé Leão ou Salomão como vice

Rodrigo Gaia quer Alcineide, Zé Leão ou Salomão como vice. (Foto: Lucianna Araújo)

O pré candidato Rodrigo Gaia (PR) afirmou que conta em seu palanque com PSDB, PSD, PTB e DEM. Rodrigo também adiantou que o seu vice poderá sair de três nomes: a professora e empresária de educação Alcineide Nascimento (PSL), o empresário José Leão (PSD) e o presidente da Câmara Salomão Torres (PSDB).

Sheila Duarte, vereadora do PT mantém-se no jogo

Sheila é a primeira pessoa do PT eleita em Palmeira dos Índios.

Sheila Duarte (PT) reforça sua candidatura e diz que vai pra luta com vontade e não vai retroceder. A petista tenta agregar a seu palanque o PMN e o PEN, porém esses partidos também estão sendo “cantados” por outros candidatos.

Sheila disse à reportagem que foi convidada por Renan Filho para fazer uma composição em Palmeira dos Índios com o PMDB, lhe oferecendo a vice-prefeitura, mas respondeu ao governador que por enquanto manteria sua candidatura a prefeita, não fechando totalmente as portas para uma eventual composição.

Flávio Tergino encarna a verdadeira oposição

Flávio Targino encarna a verdadeira oposição. (Foto: Lucianna Araújo)

Na oposição, Flávio Targino (PRTB) conta com o PTC e PRP, já que outros integrantes do G8 estão “livres” em Palmeira dos Índios para formar alianças diferentes.

Flávio afirma que vai até o fim com seu propósito e esta semana já inicia o fechamento da chapa proporcional que conta com 42 candidatos a vereador.

Com uma mensagem simples, de maneira humilde, Targino mantém boa posição entre os concorrentes podendo se tornar uma surpresa no pleito.

Luiz Lobo nadou e parece que vai morrer na praia

Luiz Lobo nadou e parece que vai morrer na praia.

Luiz Lobo (PSL) apesar de afirmar ser prematuro falar sobre alianças partidárias deverá ficar a ver navios, e não ser candidato pois os bastidores dão como certa a aliança de seu partido com Rodrigo Gaia (PR), indicando o nome da professora Alcineide Nascimento como vice ou até mesmo de seu marido, Junior Miranda, ex-secretário de educação no governo Cordeiro, como substituto de Rodrigo, caso ele não consiga bons índices nas pesquisas até a convenção.

Adalberon Sá (Rede) tentou organizar uma proposta de união para os nomes que ele considerava oposição como Julio Cezar (PSB), Sheila (PT) e Márcio Henrique (PPS), mas não deu certo.

Segundo informações chegadas à redação, para Adalberon Sá quem estivesse melhor numa pesquisa seria o candidato a prefeito e o segundo melhor, o vice. Porém, só o vereador Márcio Henrique (PPS) aceitou essa proposta. Júlio Cézar que integrava o grupo, sem mais delongas, preferiu seguir caminho próprio, sendo candidato de seu partido, afirmando ainda após a escolha do vice “em breve” que as portas estarão abertas para quem quiser segui-lo.

Golpes e contra golpes

A eleição que corria tranquila já mostrou que esquentou neste período junino. Antes mesmo do round eleitoral iniciar pra valer a vereadora Sheila Duarte (PT) e o vereador Julio Cezar andaram trocando jabs.

Para uns, a atitude talvez tenha sido uma maneira combinada dos pré-candidatos polarizarem as atenções, mas ouvidos pela reportagem os golpes e contra-golpes dos contendores foram pra valer.

Sheila é pragmática e disse que não apoia Julio Cezar porque vê nele “oportunismo eleitoral”, já o vereador pessebista dissidente afirma que o PT é um partido de corruptos.

Anuncio de vice de Cezar gerou mal estar

Após a informação dada pelo jornalista Roberto Gonçalves de que o vereador Julio Cezar, pré-candidato a prefeito pelo PSB estaria escolhendo o vice entre três nomes, o pessebista refutou a informação rejeitando o nome de Luciano Monteiro (PHS), descartando a possibilidade do “pupilo de Carimbão” ser seu companheiro de chapa numa mensagem no facebook em forma de Nota Oficial.

“Também não procede que eu tenha feito o convite para tal ao presidente da Carpil, Luciano Monteiro, aliás nunca tratamos disso, embora tenha profundo respeito e reconhecimento ao trabalho dele que inegavelmente é um líder na área rural.
Atribuo tais informações as futricas políticas que alimentam ilações e fofocas sem pé ou cabeça.
No grupo de oposição temos outras opções, grandes quadros, inclusive com grande potencial e densidade eleitoral que serão discutidas exaustivamente num processo democrático e participativo”, disse Julio Cezar

O estranho é que o jornalista Roberto Gonçalves citou mais dois nomes (Manuela Barbosa e César Fonseca) na matéria que revelava as possibilidades de composição de chapa que não foram rejeitados ou descartados por Julio Cézar.

Deputado quer participar

O deputado Francisco Tenório (PMN) que ameaçou uma candidatura a prefeito desistiu da empreitada mas quer que seu grupo influa decisivamente na eleição. Para isso formou um grupo de candidatos a vereador e quer indicar o vice em uma das chapas: o nome seria do advogado Ricardo Vitório que é o cicerone do deputado em suas andanças em Palmeira dos Índios.

Vitório já foi vice-prefeito de Helenildo Ribeiro (1983 a 1988) e Secretário de Administração na gestão de Albérico Cordeiro (2001-2002)

Proporcionais não influem

Diferentemente de eleições passadas onde os candidatos a vereador pesavam na hora de fechar alianças, neste pleito esses candidatos ficaram relegados a segundo plano, onde as dermaches políticas são realizadas conforme as vontades dos candidatos majoritários.

Antes fechava-se as alianças começando pela base; hoje é pela “cabeça” da chapa.