Geral

Secretaria da Fazenda promove seminário ‘Novos Rumos da Fiscalização’

23/05/2016
Secretaria da Fazenda promove seminário ‘Novos Rumos da Fiscalização’
Sefaz promove seminário para auditores fiscais com vistas ao alcance de uma fiscalização cada vez mais especializada; secretário George Santoro abriu evento para discutir assunto (Foto: Ascom)

Sefaz promove seminário para auditores fiscais com vistas ao alcance de uma fiscalização cada vez mais especializada; secretário George Santoro abriu evento para discutir assunto (Foto: Ascom)

O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, abriu, nesta segunda-feira (23), as atividades do Seminário “Novos Rumos da Fiscalização”, ofertado a cerca de 100 servidores fazendários com o propósito de expandir as perspectivas de atuação e desenvolvimento do fisco alagoano.

Durante a abertura, Santoro prestou contas sobre as ações de aperfeiçoamento da gestão fazendária e ressaltou a importância de se oferecer condições de desenvolvimento profissional aos servidores fazendários de modo geral, principalmente aos auditores fiscais, para o alcance de uma fiscalização cada vez mais especializada.

“Entendemos a necessidade de capacitar os servidores para que alcancemos novos rumos na fiscalização estaduais e tenhamos novas visões do trabalho que desenvolvemos para que, desta forma, consigamos obter melhores resultados”, frisou.

O seminário acontece até a quarta-feira (25) e é dividido em cinco palestras, sendo duas ministradas por fiscais alagoanos com os temas ‘Malha Fiscal, Domicílio Eletrônico e SPED’ e ‘Simples Nacional e Business Intelligence’. Outras três serão ministradas por fiscais do Rio de Janeiro, que apresentam suas experiências exitosas nas áreas de ‘Malha e Planejamento Fiscal’, ‘Energia e Telecomunicações’ e ‘Supermercados e Lojas de Departamento’.

A vinda dos fiscais do Rio para Alagoas é fruto de convênio de cooperação técnica firmado entre as secretarias para o compartilhamento de experiências e metodologias que contribuam para o aperfeiçoamento das atividades.

Desenvolvimento

Como compartilhado com os participantes, a Sefaz vem investindo, cada vez mais, em iniciativas de valorização dos servidores com foco no desenvolvimento profissional, a exemplo do cronograma de cursos já definido para 2016 nas áreas de tributação, finanças e tecnologia da informação e a corrente de negociação para realização de mestrado profissional, ambos em parceria com palestrantes e instituições renomadas.

Entre as iniciativas já em vigor, Santoro citou a parceria firmada com a FIPE para treinar fiscais de tributos na fiscalização do setor de combustíveis e de royalties, permitindo que a equipe tenha pleno domínio de metodologias de checagem e comparação de dados para monitoramento contínuo do segmento e correção de possíveis irregularidades.

 

 

Programação

23/05/2016

8h30 as 12h – Malha Fiscal, Domicílio eletrônico e SPED

Palestrante: Kleberson – Sefaz Alagoas

14h as 17h – Simples Nacional, B.I.

Palestrante: Márcio Maciel – Sefaz Alagoas

24/05/2016

8h30 as 12h – Malha Fiscal e Planejamento Fiscal

Palestrantes: Fernando Teixeira Pinto e Rafael Quintana – Sefaz RJ

14h as 17h – Energia e Telecomunicações

Palestrante: Carlos Alberto Cincura – Sefaz RJ

25/05/2016

8h30 as 12h – Supermercados e Lojas de Departamentos

Palestrante: Gabriel Rabelo da Silva – Sefaz – RJ