Geral

Norma estimula formalização do comércio do fumo de corda em Alagoas

10/05/2016
Norma estimula formalização do comércio do fumo de corda em Alagoas
Com Instrução Normativa nas operações de venda do fumo de corda, AL inicia novo ciclo econômico com aumento da participação dos municípios no ICMS (Foto: Divulgação)

Com Instrução Normativa nas operações de venda do fumo de corda, AL inicia novo ciclo econômico com aumento da participação dos municípios no ICMS (Foto: Divulgação)

O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, assinou, na manhã desta terça-feira (10), durante reunião com cerca 100 fumicultores em Arapiraca, a alteração da Instrução Normativa nº 34/2006 para reduzir de R$ 4,00 para R$ 2,00 a base de cálculo do ICMS nas operações de venda do quilo do fumo de corda.

Como explicou o secretário durante a assinatura, a mudança na base de cálculo vai permitir que o produtor de fumo formalize sua produção em Alagoas, sem precisar direcioná-la de forma irregular a estados vizinhos que, até então, utilizavam uma base 50% menor.

“O Estado da Bahia produz pouco fumo e parte significativa da nossa produção é registrada lá por utilizar uma base de cálculo menor que a nossa. Com a redução, voltaremos a atrair o registro do produto, fazendo com que comecemos a arrecadar o que não arrecadávamos até então”, destacou Santoro.

Ainda segundo o secretário, a recuperação na arrecadação influenciará diretamente no Índice de Participação dos Municípios (IPM), já que, como apresentado pelo segmento durante a reunião, Alagoas produz cerca de 15 milhões de quilos da mercadoria por ano.

 “Estamos iniciando um novo ciclo econômico do setor. Equiparemos a base de cálculo à praticada em estados vizinhos e, com a formalização da venda do fumo de corda, os municípios produtores da Região Agreste aumentarão sua participação na arrecadação ICMS, o que, por conseqüência, resultará em maior IPM”, esclareceu.

Presente à reunião, o vice-presidente de Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros, frisou o interesse da Secretaria de Estado da Fazenda em dialogar com os produtores de fumo, como já aconteceu com outros segmentos produtivos.

“Nosso frango e leite recuperaram competitividade através da sensibilidade do Governo, que editou normas apostando na valorização das produções locais. Com o fumo não foi diferente, apresentamos a demanda e o secretário George Santoro se mostrou disposto a dialogar e encontrar a melhor saída”, ressaltou o deputado. A iniciativa também foi destacada pelo deputado Tarciso Freire e pelo vereador Sérgio do Sindicato.

A Instrução Normativa com a alteração deve ser publicada ainda esta semana no Diário Oficial. ​