Política

Comitiva alagoana irá participar da XX Conferência da Unale

25/05/2016
Comitiva alagoana irá participar da XX Conferência da Unale
Deputados de Alagoas e Sergipe durante o lançamento da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. (Foto: Assessoria)

Deputados de Alagoas eoutros estados durante o lançamento da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. (Foto: Assessoria)

Uma comitiva de deputados estaduais de Alagoas irá participar da 20ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento ocorrerá de 1° a 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes (Unit), na cidade de Aracaju e a organização do evento espera contar com a participação de 1.500 pessoas entre deputados, assessores legislativos e entidades nacionais e internacionais.

O representante da Assembleia Legislativa de Alagoas junto à Unale, deputado Gilvan Barros Filho (PSDB), destacou a importância do evento e principalmente do tema que será “Rediscutindo o Brasil”. “A expectativa é muito boa. Os deputados da Unale estão visitando todas as assembleias do país convidando os parlamentares para esta conferência, sem contar que teremos vários palestrantes importantes como é o caso do o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa. Ainda na conferência, teremos um espaço para discutir exclusivamente a situação do Rio São Francisco e que terá como um dos palestrantes o deputado aqui de Alagoas, Inácio Loiola”, disse.

A conferência terá como palestrantes e debatedores os ministros Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União; Ronaldo Nogueira, do Ministério do Trabalho; Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações; Dias Toffolli, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF.

A conferência terá em torno de 20 eventos paralelos já que a Unale, congrega 1.059 deputados das 27 Casas Legislativas do Brasil, incluindo o Distrito Federal, oferecerá toda a estrutura e suporte para os conferencistas. A CNLE ainda oportunizará o encontro de entidades vinculadas aos legislativos estaduais, que participarão de reuniões e palestras realizadas em paralelo ao evento principal. Ao todo, 17 grupos terão programação dentro da Conferência. Além disso, a Confederação Parlamentar das Américas (COPA) reunirá cinco Secretarias Especiais, o Comité Executivo e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas.