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Chama Empreendedora chega a Alagoas para promover a cultura da exportação

04/05/2016
Chama Empreendedora chega a Alagoas para promover a cultura da exportação
Chama Empreendedora orientou empresário alagoanos sobre comércio exterior (Foto: Itawi Albuquerque)

Chama Empreendedora orientou empresário alagoanos sobre comércio exterior (Foto: Itawi Albuquerque)

Após participar de uma feira de moda em Paris, o mercado internacional abriu as portas para peças de acessórios femininos da Caleidoscópio. Há 10 anos exportando seus produtos, a empresa alagoana é a única brasileira a fornecer produtos para a marca Swarovski e possui 32 pontos de vendas espalhados pela América, Europa e Ásia.

Gerando 32 empregos diretos em Alagoas, a empresária Renata Fontan falou das dificuldades e benefícios em exportar produtos, durante a edição da Chama Empreendedora em Maceió, que aconteceu nesta terça-feira (3), na Associação Comercial.

 

Em sua palestra, ela explicou as dificuldades em adequar seus produtos aos mercados externos e falou da importância das parcerias do setor público, que auxiliou financeiramente e, atualmente, com consultorias.

“Meu produto ganhou uma qualidade internacional, a marca conquistou visibilidade e o custo desse crescimento é impagável. Por isso, só tenho a agradecer a todos que me ajudaram nesse processo”, disse a empresária Renata Fontan.

Para orientar os empresários com interesse em expandir seus negócios para o comércio exterior, durante a edição da Chama Empreendedora, em Maceió, foram retomadas as discussões sobre o desenvolvimento a partir da cultura exportadora, do protagonismo das cidades e da integração do setor produtivo. Na ocasião, os empresários puderam conhecer cases alagoanos de sucesso na exportação, como a Caleidoscópio e o Hand Talk.

Para o gerente de Prospecção e Negócios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Gabriel Lumba, o evento foi o primeiro passo de várias ações que vão transformar a pauta de exportação em Alagoas.

“Este é um importante momento de difundir a cultura exportadora entre as empresas locais. Precisamos abrir o caminho para fomentar a rede de novos negócios, inserir a cultura empreendedora e, consequentemente, desenvolver a economia do país”, explicou o gerente Gabriel Lumba.

O circuito de eventos vai passar por 16 cidades brasileiras que fazem parte do caminho da Tocha Olímpica e é realizada pela Associação Comercial do Brasil, com a parceria da Sedetur, Sebrae, Correios, Conselho Estadual de Jovens Empreendedores, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e do Centro Internacional de Negócios.

Nesta quarta-feira (4), vai acontecer a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), na Casa da Indústria, às 15 horas, com a participação de técnicos do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior.