Geral

Região Norte de AL aguarda com expectativa as ações do Governo Presente

18/04/2016
Região Norte de AL aguarda com expectativa as ações do Governo Presente
Matriz do Camaragibe será uma das cidades contempladas com ações do Governo Presente (Foto: Neno Canuto)

Matriz do Camaragibe será uma das cidades contempladas com ações do Governo Presente (Foto: Neno Canuto)

Cresce a expectativa da população da região Norte do estado às vésperas da terceira edição do programa “Governo “Presente”. Nos próximos dias 6 e 7 de maio, o Governo de Alagoas instala a sede das suas atividades para melhor atender a população. A ação faz parte da política de maior aproximação do governador Renan Filho com o cidadão alagoano, e se enquadra em uma das apostas para dar continuidade na construção de uma nova Alagoas.

Desta vez, Maragogi foi a cidade escolhida para sediar o encontro. Os municípios circunvizinhos, como de Barra de Santo Antônio, Campestre, Jacuípe, Jundiá, Japaratinga, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres, também serão contemplados.

Em Matriz do Camaragibe, aos 68 anos, a aposentada Maria José Marques está ansiosa para retirar a segunda via da Certidão de Casamento, que perdeu há cinco meses, após uma mudança. Para a idosa, o “Governo Presente” será bem vindo na sua cidade, porque trará benefícios à população que mais necessita.

 

“Estava esperando um trabalho tão importante como esse na minha cidade, é complicado ter que ir mais de três vezes em outro município para dar entrada na segunda via de um documento. Vou aproveitar a chegada do Governo para enfim conseguir emitir o meu, que é necessário para conseguir retirar um empréstimo, por exemplo”, declarou Maria José.

A exemplo do que ocorre com a idosa, a adolescente de 15 anos, Luisa Moreira, espera a chegada da ação governamental. A jovem, também natural de Matriz do Camaragibe, quer retirar seu primeiro documento de Carteira de Identidade.

“Não temos como realizar este serviço aqui na cidade, não temos um posto de atendimento para isso, precisamos ir a outros municípios, como Porto Calvo e São Luís do Quitunde, as mais próximas para nós. Preciso do meu documento para começar a pensar no meu futuro. Estou ansiosa para retirar meu primeiro documento”, afirmou a adolescente.

Aposentado, Amaro dos Santos, de 64 anos, ficou empolgado com a oportunidade que os dois filhos terão de casar. Ele explica que como realizar um casamento civil é muito caro, essa será a hora de realizar um sonho tão importante. “Ações diferentes como essa do Governo é importante para a sociedade. Todos os cidadãos precisam, para nós de Matriz será muito bom, e ver meus filhos casando perante a lei será muito emocionante”.

 

Já em São Luís do Quitunde a expectativa também é grande. Grávida, a estudante Daniele Alves, de 27 anos, frisou que a expectativa para um dia como esse na região é grande. Para ela, a população espera um dia como esse para conseguir exercer papeis fundamentais para os cidadãos, como, por exemplo, emitir documentos.

“É importante e empolgante um dia como esse aqui na minha cidade, o melhor de tudo, todos os serviços são gratuitos, eu com certeza vou aproveitar para resolver alguma pendência”, disse.

A população de Porto Calvo também espera ansiosa a chegada do “Governo Presente”. Alglênia Ferreira, de 22 anos, explica que é de suma importância uma ação como esta no município. Segundo ela, muitos dos moradores não têm muito tempo de agendar uma data específica para realizar serviços.

 “Vou aproveitar para realizar a emissão da minha Carteira de Trabalho, ainda não tenho, o procedimento demora muito. Será muito bom”, frisou.

 Adelmo Monteiro, de 59 anos, diretor de Cultura do Museu de Porto Calvo, afirmou que um evento desse tipo é de grande importância. “A maioria das pessoas que precisa resolver pendências devem aproveitar esses dois dias, será muito bom para a visibilidade de nossa cidade”, finalizou.

 Na ação, serão disponibilizados diversos serviços à população, como a documentos como carteiras de identidade, do trabalho, certidão de nascimento, registros de casamento, além de serviços em diversas áreas, de saúde, educação e direitos do consumidor, entre outros. O “Governo Presente” tem como finalidade facilitar o acesso da população, principalmente a mais carente.