Geral

Reforma da Escola Anísio Teixeira beneficia centenas de estudantes do Prado

06/04/2016
Reforma da Escola Anísio Teixeira beneficia centenas de estudantes do Prado
Reforma dá mais conforto e comodidade aos alunos (Fotos: José Demétrio)

Reforma dá mais conforto e comodidade aos alunos (Fotos: José Demétrio)

As comunidades da Ponta Grossa, Trapiche, Vergel e principalmente de São Sebastião, no bairro do Prado, comemoraram, na manhã desta quarta-feira (6), a entrega da recuperação e reforma da Escola Estadual Anísio Teixeira pelo governador Renan Filho e pelo secretário da Educação, Luciano Barbosa.

Embora reformada em 2012, a unidade precisou passar por ampla recuperação, com reparação nas redes elétrica e hidráulica, retelhamento, piso, pintura e jardinamento. No total, mais de 70 escolas estão sendo reformadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De acordo com o secretário Luciano Barbosa, a prioridade continuará sendo a escola.

“Este é um momento extremamente novo para a Educação e a prioridade será dar apoio à escola, com adequação dos espaços físicos, para que o professor produza melhor. Um conjunto de atividades motivadoras estão desenviolvidas, no sentido de produzir a educação que a população espera da gente”, declarou o secretário.

Barbosa destacou ainda o trabalho que sido feito no sentido de alcançar melhores índices no combate ao analfabetismo associado ao ensino profissionalizante.

“Estamos lutando muito para que Alagoas reduza seu índice de analfabetismo, que é de 22%, com mais de 500 mil pessoas analfabetas. No ano passado, alfabetizamos 10 mil alunos e a previsão são mais 22 mil este ano. Para isso, precisamos da liberação dos recursos do MEC [Ministério da Educação] e esperamos que chegue o quanto antes”, frisou o titular da Seduc.

Estrutura e oferta

Com o foco na alfabetização, a unidade, ofertante do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para quase 300 alunos, regulares e em progressão, dispõe da estrutura de cinco salas de aula, laboratório de informática, laboratório de aprendizagem para aulas de reforço, sala de recursos para uso da educação especial, com atendimento psicopedagógico, além de secretaria e outros espaços de apoio administrativo.

De acordo com o diretor da Anísio Teixeira, Gilson Elias de Souza, a escola está aberta à comunidade. Ele informou que está com apenas 50% da sua capacidade de ocupação.

“Nossa unidade é de fundamental importância para esta comunidade. A partir de agora iremos centrar nossos esforços nos estudos para a melhoria do Ideb {Índicie de Desonvolvimento da Educação Básica], prejudicado pela última reforma, realizada em 2012, com evasão dos alunos para outras unidades, além do atraso no nosso calendário. Temos capacidade para atender em torno de 500 alunos nos três turnos” afirmou.