Geral

Projeto de implantação de módulo de farmácia na Uncisal é iniciado

25/04/2016
Projeto de implantação de módulo de farmácia na Uncisal é iniciado
Uncisal implantará módulo de farmácia, uma ferramenta mais rápida, eficaz e organizada. (Foto: Divulgação)

Uncisal implantará módulo de farmácia, uma ferramenta mais rápida, eficaz e organizada. (Foto: Divulgação)

Em breve o almoxarifado da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e dos órgãos sob sua gestão ganharão o módulo de farmácia, uma ferramenta mais rápida, eficaz e organizada, visando atender as demandas específicas de almoxarifados de farmacêuticos, que exigem a necessidade de fracionamento. O projeto de extensão já foi iniciado e o módulo já começou a ser desenvolvido.

Num âmbito mais técnico, a criação do módulo para os setores de farmácia no sistema de almoxarifado foi possível também devido à capacidade de flexibilidade dos sistemas produzidos pelo Itec, que já são programados permitindo a expansão e a criação de novas extensões.

“Os sistemas desenvolvidos pelo Itec já são aptos para integrações e feitos modulares, o que facilita a inserção de novos módulos, sem a necessidade de que o funcionamento do sistema seja interrompido” explicou Carlos Francisco, do Núcleo de Implantação de Sistemas da Gerência de Desenvolvimento do Itec.

De acordo com Byron Loureiro, gerente de tecnologia da informação da Uncisal, o novo módulo não apenas auxilia na otimização no trabalho do almoxarifado como também contribui de um modo geral para o serviço público de saúde do Estado através de processos mais transparentes e organizados.

“Esses sistemas serão capazes de oferecer melhor transparência aos processos, além de facilitar a coleta de indicadores, os quais são capazes de contribuir para uma melhora significativa nos serviços públicos de saúde. É gratificante – mais uma vez na prática de nossa parceria – observar diversas Instituições somando forças para construir um Estado melhor para todos” explicou Byron.

Todos os órgãos sob gestão da Uncisal receberão o módulo, mas de maneira gradual, pois ainda não existe data prevista para a implantação total do sistema. Inicialmente, será implantado o sistema de almoxarifado de consumo, o qual tratará também do material de farmácia, fazendo controle entre o almoxarifado sede e as unidades de saúde. Enquanto isso e em paralelo, está sendo estudada a melhor forma possível para implantação definitiva do modulo Farmácia.