Geral

Municípios do interior de Alagoas terão reforço no abastecimento de água

15/04/2016
Municípios do interior de Alagoas terão reforço no abastecimento de água
Projeto é resultado de um convênio com governo federal (Foto: Ascom/Seinfra)

Projeto é resultado de um convênio com governo federal (Foto: Ascom/Seinfra)

Os municípios de Minador do Negrão, Igaci e Estrela de Alagoas estão sendo contemplados com obras de abastecimento de água por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

As obras são resultados de um convênio com governo federal e visam melhorar a qualidade e a quantidade de água fornecida para os municípios, beneficiando 35 mil pessoas.

O projeto foi dividido em três etapas: a primeira, voltada para o município de Estrela de Alagoas, a segunda, que atenderá Minador do Negrão e a última foi destinada para Igaci.

A primeira etapa consiste na captação de água da barragem do Bálsamo e a interligação no sistema já existente em Estrela de Alagoas. “Vamos reforçar o sistema já existente e recuperar a estação elevatória”, colocou a superintendente de Obras da Seinfra, Silvia Valéria.

Ela ainda explicou que a causa da escassez no abastecimento de água do município se deu pela secagem da barragem da Limeira. “Como a barragem do Bálsamo é do lado contrário, vai ser necessária a construção de uma nova adutora com mais ou menos 11 km”.

Minador do Negrão é o município contemplado na segunda etapa do convênio, com a substituição de 5 km da rede existente por uma nova. “A rede antiga sofre arrebentamentos e vazamentos. A nova será de ferro fundido, um material que dificulta as ligações clandestinas, mais resistentes”, explanou a superintendente.

A última etapa será no município de Igaci, que levará água do reservatório de Palmeira dos Índios para a cidade, através de uma adutora de mais de 16 km, também de ferro fundido e 200 milímetros de diâmetro.