Geral

Mais 56 municípios alagoanos participam de reunião preparatória para vacinação

15/04/2016
Mais 56 municípios alagoanos participam de reunião preparatória para vacinação
Sesau informa que grupo de risco tem até o dia 20 de maio se imunizar contra H1N1 (Foto: Olival Santos)

Sesau informa que grupo de risco tem até o dia 20 de maio se imunizar contra H1N1 (Foto: Olival Santos)

Para assegurar o êxito da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, na manhã desta sexta-feira (15), mais uma reunião preparatória para a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O encontro aconteceu no auditório do Hospital Escola Portugal Ramalho, no Farol, e participaram representantes da I Macrorregião de Saúde, formada pelos 56 municípios das Regiões Central e Metropolitana de Maceió e Litorais Norte e Sul de Alagoas.

O encontro com os profissionais da saúde – coordenadores municipais da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e de Imunização – da I Macrorregião faz parte da segunda etapa do cronograma de reuniões preparatórias. A primeira aconteceu na quarta-feira (13), em Arapiraca, onde participaram 46 municípios alagoanos do Agreste e Sertão.

Conforme esclareceu a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, a reunião representou um momento de repassar as informações pertinentes à campanha, como público-alvo, estratégias locais e cronograma de entrega de vacinas. Ela informou que a Campanha estava prevista para iniciar no dia 30 de abril, mas Alagoas antecipou para o dia 25, e se estende até 20 de maio.

 

Grupos de risco

A vacinação contra influenza é realizada anualmente e dirigida a alguns segmentos prioritários da população. São eles, crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da saúde das unidades que fazem atendimento para influenza; gestantes; puérperas até 45 dias depois do parto; população indígena; idosos; portadores de doenças crônicas; adolescentes (12 a 21 anos) privados de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

Em Alagoas, esses nove grupos totalizam 699.104 pessoas e o Ministério da Saúde vai disponibilizar 748.100 doses da vacina, no entanto, essa distribuição vai acontecer de forma parcelada. Segundo Denise, até o momento o Estado recebeu 24% desse montante – o que corresponde a 179.550 doses, o qual está sendo direcionado para imunizar os trabalhadores da saúde dos municípios alagoanos.

A previsão é que as próximas parcelas cheguem nos dias 22 de abril (mais 21%), 6 de maio (mais 31%) e 13 de maio (restante de 20%). Segundo Denise Castro, devido ao fracionamento e distribuição parcelada da vacina, este ano não haverá Dia D, ficando a cargo dos municípios estabelecer as estratégias locais para imunizar o grupo de risco para a doença.

A assessora de imunização de Viçosa, Tereza Cavalcante, informou que em seu município a vacinação dos trabalhadores da saúde começou no dia 14 de abril. Já para o grupo de risco, que corresponde a 5.899 pessoas, as vacinas vão estar disponíveis nos postos de saúde a partir de 25 de abril.

“A estratégia que vamos adotar é a dos postos volantes, quando a imunização vai ser feita também na UPA, hospital, grupo da terceira idade, academia da saúde, creche e escola”, listou Tereza. Dessa forma, ela acredita que as ações podem substituir o montante que geralmente é vacinado no dia de mobilização nacional, o Dia D, que neste ano não vai acontecer.

Vacina

A vacinação anual contra influenza A é a principal medida utilizada para se prevenir da doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus. Ela é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal do vírus influenza, reduzindo o agravamento da doença.

Sesau informa que grupo de risco tem até o dia 20 de maio se imunizar contra H1N1