Geral

Iteral inicia visita a assentamentos por todo o Estado

15/04/2016
Iteral inicia visita a assentamentos por todo o Estado
Presidente do Iteral, Jaime Silva, durante visita a assentados (Foto: Ascom)

Presidente do Iteral, Jaime Silva, durante visita a assentados (Foto: Ascom)

Assentamentos do município de Craíbas, localizado na região Agreste do Estado, receberam esta semana a visita do diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e do técnico de Agrimensura Milton Melo, para dar continuidade às orientações e também fiscalizações nas unidades produtivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O objetivo é conferir in loco como está a situação dos 238 assentamentos de Alagoas com relação à assistência técnica dada aos agricultores familiares, bem como a renegociação da dívida do crédito fundiário, o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e também a questão da preservação ambiental de cada assentamento.

Ao todo, quatro unidades receberam a visita do órgão esta semana, foram eles: Assentamento Mãe Rainha, Assentamento Padre Cícero, Assentamento Santo Antonio, Assentamento Nossa Senhora Aparecida, cada um composto por 20 famílias de agricultores, totalizando 80 famílias.

“O Iteral se preocupa com a situação dos assentados, tanto com relação à assistência técnica, necessária para a produção, quanto no que diz respeito à dívida do crédito fundiário e aos recursos do Pronaf. Quero me reunir com o Banco do Nordeste (BNB) para rever o financiamento do Pronaf para esses assentamentos, que sofreram com a estiagem e não tiveram como pagar no prazo previsto”, afirmou Jaime Silva.

A presidência do órgão planeja visitar mais assentamentos durante os finais de semana, para conferir de perto a situação de cada assentamento do Programa Nacional do Crédito Fundiário em Alagoas.