Geral

II Expomandioca fortalece a atividade de produtores no Agreste

15/04/2016
II Expomandioca fortalece a atividade de produtores no Agreste
Evento promove o acesso às informações sobre produção e beneficiamento do tubérculo, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade (Foto: Michel Rios)

Evento promove o acesso às informações sobre produção e beneficiamento do tubérculo, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade (Foto: Michel Rios)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste, realiza, entre os dias 18 e 20 de abril, a II Expomandioca, com apresentação e comercialização dos produtos e seus derivados.

O encontro, que faz alusão ao Dia Nacional da Mandioca – celebrado no dia 22 de abril – acontecerá na praça Luiz Pereira Lima, antiga praça da prefeitura, no município de Arapiraca.

 

Como uma oportunidade de integração e vendas para os produtores, o evento promove o acesso às informações diretas sobre produção e beneficiamento, levando em consideração o trabalho de parceria entre desenvolvimento e sustentabilidade.

“A ocasião deve garantir, sobretudo, o acesso do público aos produtos. A maioria dos integrantes do Arranjo Produtivo Mandioca no Agreste são agricultores familiares que ainda não chegaram totalmente ao mercado. Temos 17 organizações que trabalham sob a perspectiva de agregar valor à mandioca, por meio da diversificação dos produtos,  produção de bolos, gomas e doces, inserindo-os no cenário empreendedor”, afirma o gestor do APL, Diego Dias Fernandes.

Pelo cronograma haverá exposição dos produtos à base de mandioca na segunda-feira (18), de 8h às 12h, e na terça (19), no mesmo horário. Seguindo a tônica do desenvolvimento sustentável, na quarta-feira (20), às 8h, será feita uma visita técnica à Fecularia do Agreste, para conhecer na prática  a utilização de biodigestores, um modelo rentável e atrelado à preservação ambiental, por proporcionar a diminuição do uso de madeira no processo de produção e o fornecimento de energia.

Fórum da Mandioca – Complementando a programação da II Expomandioca, ainda na quarta-feira (20) será realizado, às 10h, no auditório do Sebrae, o Fórum da Mandioca, reunindo empresários e produtores em um momento voltado para debate sobre as perspectivas de mercado, estratégias de comercialização e desenvolvimento do setor em Alagoas.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, o fórum funciona, ainda, como espaço de discussão sobre as principais demandas do território.

 “Nós poderemos identificar como está a atual produção e trabalhar para resolver os desafios encontrados pelos produtores, com foco em processos como o acesso ao mercado, marketing e a otimização do trabalho”, explica Giselle Mascarenhas.

Encerrando o evento, às 14h, será realizada a Reunião da Câmara Setorial da Mandioca,também no auditório do Sebrae.

A ação é fruto de uma parceria entre o APL Mandioca no Agreste, que  integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Sedetur, e Sebrae,  Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca, Cooperativa dos Pequenos Produtores Organizados (Cooperagro), Desenvolve, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).