Geral

Herbário MAC recebe especialista de Feira de Santana (BA)

15/04/2016
Herbário MAC recebe especialista de Feira de Santana (BA)

(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O especialista James Lima, do Programa de Pós-Graduação em Botânica, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), esteve nesta sexta-feira (15) no Instituto do Meio Ambiente (IMA) para analisar as amostras da família Erythroxylaceae, depositadas no acervo do Herbário MAC.

A visita faz parte da conclusão de um trabalho do pesquisador em parceria com a curadora do Herbário MAC, Rosângela Lemos, e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa de James Lima pretende conhecer o grau de parentesco entre as plantas da família no Nordeste, para que, a partir desse estudo, seja possível promover estratégias para a conservação dessas espécies.
Durante a visita, o especialista teve acesso, pela primeira vez, às amostras coletadas em Alagoas das espécies Erythroxylum nordestinum e Erythroxylum stenopetalum, recentemente descobertas e publicadas por ele. A primeira com ocorrência na Caatinga, enquanto a segunda ocorre na Mata Atlântica do Nordeste e está em risco de extinção. Dentro dessa família, também se faz presente a planta popularmente conhecida como Coca.
James, que esteve nas últimas semanas em Teresina, Fortaleza, e mais recentemente no Recife, mostrou-se contente com a coleção que encontrou no Herbário do IMA. “Fiquei surpreso com a organização e conservação do acervo. O Herbário MAC é o que melhor representa a riqueza e variedade da flora alagoana.”
O especialista cita o Estado como um dos que possui maior diversidade em plantas da Mata Atlântica no Nordeste. “O Herbário MAC recebe regularmente visitas de especialistas e está sempre com as portas abertas aos que desejam conhecer o acervo”, disse Rosângela.
Para maiores informações sobre o Herbário MAC, acesse: www.ima.al.gov.br/herbario.