Geral

Estado realiza capacitação para abordagem e tratamento de fumantes

18/04/2016
Estado realiza capacitação para abordagem e tratamento de fumantes
Política de combate ao tabagismo em Alagoas rende bons resultados. (Fotos: Olival Santos )

Política de combate ao tabagismo em Alagoas rende bons resultados. (Fotos: Olival Santos )

Uma equipe multiprofissional que atua na assistência à saúde no interior de Alagoas participou, nesta segunda-feira (18), da capacitação para abordagem e tratamento de fumantes, promovido pelo programa de combate do tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa, que se estende até o dia 19, foi realizada no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Alagoas, (Cerest/AL), em Maceió, e tem o intuito de disseminar a política de antitabagismo e preparar os profissionais para atender esse público.

A capacitação reuniu uma equipe multiprofissional, que inclui psicólogos, enfermeiros, médicos e assistentes sociais. De acordo com a responsável pelo programa de combate ao tabagismo, Vetrúcia Teixeira, Alagoas tem alcançado resultados promissores na assistência prestada aos tabagistas.

Vetrúcia Teixeira ressaltou que o número de fumantes em Alagoas representa 7,2% da população adulta, com base em dados de 2014.

“O número de fumantes vem diminuindo e é importante frisar o papel das campanhas informativas e leis restringindo o consumo de tabaco em locais públicos. O fumo, no entanto, ainda representa um risco grave especialmente entre os mais jovens”, avaliou a técnica.

Presente ao evento a assistente social, Edjane Alves, ressaltou a importância da capacitação.

“O consumo do tabaco provoca diversos problemas de saúde e é responsável por um alto custo social e para os cofres públicos”, destacou Edjane. Participaram da capacitação profissionais dos municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, São José da Laje, Pilar e Girau do Ponciano.