Geral

Emater ajuda no fomento da agricultura familiar no Baixo São Francisco

06/04/2016
Emater ajuda no fomento da agricultura familiar no Baixo São Francisco
Feira em São Sebastião mostra força da agricultura familiar no Baixo São Francisco (Foto: Ascom Emater-AL)

Feira em São Sebastião mostra força da agricultura familiar no Baixo São Francisco (Foto: Ascom Emater-AL)

Após um ano desde o inicio do projeto, foi realizada na terça-feira, 5, a mais uma edição da Feira do Agricultor do município de São Sebastião, realizada pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural de Alagoas (Emater-AL), em parceria com a Secretaria de Agricultura do município.

Para o gerente da Emater Alagoas, na região do Baixo São Francisco, André Bruno Guimarães, o primeiro aniversário desta feira livre marca a efetivação e consolidação deste evento dentro do contexto da agricultura familiar do município.

“Há um ano, nós articulamos a volta da feira, que estava parada há um bom tempo, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e hoje podemos dizer que é uma realidade. Nós estamos colhendo os frutos desse trabalho que hoje só tem a crescer”, afirmou o gerente.

De acordo André Guimarães, a Emater Baixo São Francisco disponibiliza o apoio técnico no campo além do apoio logístico para o escoamento dos produtos, beneficiando o consumo de produtos saudáveis, com bons preços e acesso aos produtos da agricultura familiar; gerando sobretudo, receita dentro do município.

 Ascom/Emater

Realizada todas as quartas-feiras, a feira de São Sebastião conta com ao menos 15 produtores por semana, que comercializam diversos produtos da agricultura local, como por exemplo coentro, berinjela, laranja, coco e pimentão.

Ainda segundo o gestor, a previsão é que a Emater esteja em breve fortalecendo novos projetos de feiras em outros municípios da região, como Junqueiro, Feliz Deserto, Penedo e Piaçabuçu.