Geral

Concurso gastronômico vai escolher chef ou cozinheiro para representar Alagoas no prêmio Dólmã em Manaus

05/04/2016
Concurso gastronômico vai escolher chef ou cozinheiro para representar Alagoas no prêmio Dólmã em Manaus
MARCOS VIEIRA é produtor e coordenador do Enchefs/AL, e também advogado e estudante de gastronomia

MARCOS VIEIRA é produtor e coordenador do Enchefs/AL, e também advogado e estudante de gastronomia

Chefs e cozinheiros de Alagoas terão uma ótima oportunidade de serem reconhecidos, valorizados e reafirmados no mercado de trabalho. Esta é a proposta do Enchefs/AL que vai realizar um concurso para escolher um cozinheiro ou chef de cozinha para ser o representante do estado no Prêmio Dólmã 2016, que será realizado em Manaus, no Amazonas.

A idealização do concurso local parte do princípio da importância que o mesmo representa para o processo democrático da premiação, que igualará as chances para todos os profissionais de cozinha do estado, sejam eles conhecidos do grande público ou aqueles que ainda estão no anonimato.

As etapas de Alagoas contarão com duas fases eliminatórias. A primeira começa pela inscrição, que vai até o dia 15 deste mês, nela o concorrente também precisa mandar um curriculum que comprove pelo menos dois anos de experiência e qualificações ou cursos.

Depois disso, é preciso elaborar e enviar, com foto autoral do prato, uma receita que conte com ingredientes da culinária regional. Uma comissão, que não saberá quem foi o autor do prato, formada por integrantes de entidades do ramo da gastronomia e pelo Grupo Conforto Gastronômico, entidade que realiza o Enchefs e Prêmio Dólmã, votará na melhor receita.

Para a segunda etapa do concurso serão escolhidos oito pratos, que serão notificados por e-mail, telefone e outros meios de comunicação. “Os finalistas deverão se apresentar no Enchefes/AL que acontece este ano na Faculdade Maurício de Nassau, no dia 28 de abril, para a execução deste prato. Cada finalista deverá levar seus insumos e materiais para o local.

A faculdade disponibilizará a sua cozinha com uma bancada para cada finalista desenvolver seu prato.Um júri especializado avaliará o prato e dará notas de acordo com os critérios, como grau de dificuldades, técnicas utilizadas, apresentação e harmonia de sabores.Os finalistas saberão apenas na hora da execução quem serão os jurados”, disse o produtor e coordenador do Enchefs/AL, e também advogado e estudante de gastronomia, Marcos Vieira.

Segundo Marcos Vieira, para a avaliação o júri receberá as informações acerca do prato, sem saber o nome do autor, afim de que o processo seja mais democrático. Somente após computarem as notas é que os jurados saberão a autoria de cada prato apresentado. “O vencedor estará classificado para oEnchefs Nacional e ao prêmio Dólmã, concorrendo pelo seu estado e irá para Manaus, em data a ser confirmada posteriormente pela produção do Enchefs/AL. A nossa ideia é mesmo divulgar, valorizar, fomentar e incentivar a gastronomia local e nacional. No concurso também descobrimos novos talentos e reforçamos o talento de quem já é profissional. Só o fato de participar do concurso já é uma premiação à parte. No mínimo, a pessoa voltará ainda mais qualificada”, garantiu.

O primeiro Enchefs aconteceu em 2014 na cidade de Recife, em Pernambuco,e premiou o chef alagoano Lucas Padilha. Em 2015, o concurso foi realizado em Campo Grande, em Mato Grosso, e a premiada foi a chef Simone Bert, também de Alagoas. Lucas Padilha atualmente é Membro Permanente do Comitê da Gastronomia Brasileira e Simone Bert é a atual Embaixatriz da Gastronomia Alagoana.

Ambos estarão acompanhando o EnchefsNacional de 2016, e estarão presentes à cerimônia de Premiação do Dólmã 2016, em Manaus.

As inscrições para o Enchefs/AL poderão ser feitas até o dia 15 de abril pelo site:[email protected]

Para maiores informações,atualizações, regulamento e dúvidas sobre o evento acesse o perfil do Enchefs/AL no facebook: www.facebook.com/enchefsal

Para conhecer o Premio Nacional Dólmã visite a página:www.premiodolma.com.br