Geral

Comunidade sertaneja de Alagoas conhece programa de ensino integral

05/04/2016
Comunidade sertaneja de Alagoas conhece programa de ensino integral
Na ocasião, Barbosa também destacou a importância da interiorização do ensino integral na rede estadual de educação (Foto: Valdir Rocha)

Na ocasião, Barbosa também destacou a importância da interiorização do ensino integral na rede estadual de educação (Foto: Valdir Rocha)

A expansão da oferta de ensino integral e de qualidade em todo o Estado​ é um dos pontos prioritários para a conquista de uma nova Alagoas. Em virtude disso, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, apresentou, nesta segunda-feira (4), o Programa Alagoano de Ensino Integral à comunidade do Alto Sertão.

O encontro foi realizado na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão, em​ Delmiro Gouveia, uma das três unidades da rede estadual no sertão que vai adotar a modalidade de tempo integral a partir deste ano: as outras duas são as escolas Laura Chagas, em Santana do Ipanema, e Lucilo José Ribeiro, em São José da Tapera.

“Eu gostaria que todas as escolas da rede estadual fossem de tempo integral, mas as condições não permitem que façamos isso da noite para o dia. Mas acreditamos que, nos próximos anos, outras escolas da região adotarão essa modalidade e, ao final deste ano, vocês serão o espelho e o exemplo do Alto do Sertão”, diz o secretário Luciano Barbosa.

Na ocasião, Barbosa também destacou a importância da interiorização do ensino integral na rede estadual de educação. Além das três unidades do sertão, o sistema foi implantado em escolas estaduais de mais oito municípios: Teotônio Viela, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, União dos Palmares, Penedo, Matriz de Camaragibe e Rio Largo.

“Não poderíamos fazer escola de ensino integral só em Maceió. A nossa intenção é ter uma unidade em cada microrregião do Estado de Alagoas, oferecendo ensino de qualidade para a juventude” afirma o secretário.

 

A escola – A escola Watson Clementino, pertencente a 11ª Gerência Regional (Gere), terá inicialmente duas turmas do Ensino Integral com curso de Suporte e Manutenção de Micro. A unidade, fundada em 1985, atende, atualmente, a 850 alunos.

A professora Cícera Vieira da Silva, que assumiu a direção da unidade recentemente, está empolgada com as melhorias da reforma realizada na instituição e por ser uma das 14 escolas de tempo integral de Alagoas. “Essa mudança me instigou a aceitar fazer parte desse novo modelo de Educação. Estamos empenhados em realizar o melhor”, declarou Cícera Vieira.

A unidade de ensino ganhará uma quadra poliesportiva que já está em construção.