Política

Assembleia de Alagoas recebe a visita de deputados sergipanos

28/04/2016
Assembleia de Alagoas recebe a visita de deputados sergipanos
(Foto: Assessoria)

Deputados sergipanos foram à ALE divulgar o 20ª Conferência Nacional de Legisladores  e Legislativos Estaduais que acontece em Aracaju, em junho. (Foto: Assessoria)

O plenário da Assembleia Legislativa recebeu durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 27, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (PMDB) e o diretor da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), o deputado por Sergipe, Pastor Antonio dos Santos (PSC). Ambos vieram  A Conferência, cujo tema deste ano é “Rediscutindo o Brasil”, será realizada no campus da Universidade Tiradentes (Unit). A organização do evento espera contar com a participação de 1.500 pessoas entre deputados, assessores legislativos e entidades nacionais e internacionais.

“Essa é a primeira vez que a Sergipe sediará uma Conferência da Unale, que tem tudo para ser a maior da história da entidade”, destacou Antonio dos Santos, informando que dentro da Conferência da Unale acontecerá o evento da Confederação dos Parlamentos das Américas e contará com a participação de mais de 20 países.

“Também estará acontecendo o encontro internacional dos taquígrafos. Teremos em torno de 20 eventos paralelos”, contou o diretor da Unale, acrescentando que a entidade, que congrega 1.059 deputados das 27 Casas Legislativas do Brasil, incluindo o Distrito Federal, oferecerá toda a estrutura e suporte para os conferencistas. O deputado Pastor Antonio dos Santos informou ainda que durante a conferência acontecerá o Encontro do Colegiado de Presidentes de Assembleias do Brasil.

Em aparte, o deputado Gilvan Barros Filho (PSDB), que representa o Parlamento alagoano na Unale, destacou a importância da Conferência e informou que no próximo dia 5 de maio acontecerá o “Seminário sobre Formação Política e Políticas Públicas para a Juventude”. O evento, em parceria com a Secretaria de Juventude da Unale, acontecerá na Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina. “Isso é de fundamental importância, mostrando o compromisso que a Unale tem com as Assembleias e a atitude que ela tem em nos unir, visando o fortalecimento do parlamentar”, informou Barros.

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, informou que o lançamento da Conferência será realizado na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, e espera contar com a presença de parlamentares alagoanos. “Um tema que escolhemos para ser debatido no encontro da Unale é a questão do Rio São Francisco. Porque, na verdade, talvez esse seja um dos maiores problemas do Nordeste e que não está sendo tratado com a necessidade que merece”, observou Bispo, no que foi seguido pelo deputado Alcídes Andrade (PSD). Este reforça que é preciso a união dos dois estados (Alagoas e Sergipe) na defesa do rio.

O presidente interino da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), bem como o deputado Inácio Loiola (PSB), agradeceram o convite formulados pelos deputados sergipanos. Loiola, que é um dos grandes defensores das causas em prol do São Francisco, confirmou presença na 20ª Conferência da Unale.