Geral

Renan Filho: ressalvas do alongamento da dívida permitem reajustes salariais

23/03/2016
Renan Filho: ressalvas do alongamento da dívida permitem reajustes salariais
Segundo o governador, Alagoas sai ganhando no alongamento da dívida e no enxugamento de despesas, além do aumento de receita (Foto: Thiago Sampaio)

Segundo o governador, Alagoas sai ganhando no alongamento da dívida e no enxugamento de despesas, além do aumento de receita (Foto: Thiago Sampaio)

O governador Renan Filho concedeu entrevista na terça-feira (22), ao blog do jornalista Davi Soares, do portal de notícias Cada Minuto, tranquilizando os alagoanos sobre as medidas de ajuste fiscal que o governo federal impõe para a repactuação da dívida pública com os Estados.

Renan Filho confirma que as ressalvas do acordo permitirão que os servidores públicos estaduais tenham reajustes e recebam aumentos salariais já pactuados. Garantiu também que para repor a saída de servidores aposentados, o Estado pode convocar concursados das áreas mais necessitadas: saúde, educação e segurança.

“Vou buscar recursos para convocar, de forma prioritária, integrantes da reserva técnica da Educação, conforme prevê a reposição de servidores que se aposentaram nos últimos 24 meses. Na Segurança, a polícia foi convocada de forma escalonada, para não ter problemas”, esclareceu ele.

Com relação ao aumento de salário dos servidores, o chefe do Executivo alagoano disse que a lei impede apenas aumentos negociados individualmente com as categorias.

“O reajuste não evita que o governo conceda a reposição salarial no limite das condições financeiras do Estado, para todos os servidores, em um mesmo percentual, que é o aumento geral, o mesmo que demos de 5%, no ano passado. O problema do aumento são os recursos. Não está fácil. A batalha está sendo pagar folha. Diversos estados estão sem pagar e nós, um Estado pequenininho, estamos pagando. Essa é que é a dureza”, explicou o governador.

Entre as medidas mantidas está a proibição de realizar concurso público nos próximos 24 meses e a redução de incentivos fiscais já pactuados com grandes empresas. Uma reivindicação que não poderá ser atendida também – a partir da aprovação do alongamento da dívida – é o pleito dos agentes da Polícia Civil, que solicitaram um reajuste de 60%, a partir dos salários dos delegados.

“Mas o que já está contratado vai permanecer. Por exemplo, já temos um aumento contratado com a Polícia Militar. Então vamos cumprir. Está garantido”, afirmou Renan Filho.

A mudança de indexador já aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 permitiu que o estoque da dívida caísse de R$ 8,2 bilhões para R$ 6,1 bilhões. E o governador garante, ainda, que haverá espaço para que Alagoas realize investimentos na melhoria dos serviços públicos e da infraestrutura do Estado.

“Vai reduzir o serviço da dívida anual e mensal. O que ajuda bastante. Sem falar nas outras medidas de economia. Assim, Alagoas sai ganhando no alongamento da dívida e no enxugamento de despesas, além do aumento de receita. Fazer uma adaptação é a única forma de combater o baixo crescimento e a inflação alta no Brasil”, finaliza ele.