Geral

População de Craíbas vai discutir implantação de aterro sanitário na cidade

15/03/2016
Implantação do aterro sanitário será discutida com a população de Craíbas Foto(Alagoasnumclick.com.br)

Implantação do aterro sanitário será discutida com a população de Craíbas Foto(Alagoasnumclick.com.br)

A Câmara de Vereadores de Craíbas realiza, nesta quarta-feira, 16, a primeira audiência pública sobre a implantação do aterro sanitário no Agreste. O debate terá inicio às 10h e contará com a presença da população que irá discutir, conhecer e tirar dúvidas sobre este projeto.

A audiência é promovida pela Alagoas Ambiental, responsável pela construção e gestão do aterro. Entre os temas a serem discutidos está o trabalho com o meio ambiente, as licenças ambientais e o fim dos lixões na região.

Esta é a oportunidade que os municípios do Agreste alagoano estão tendo de discutir e viabilizar uma solução efetiva para o descarte de resíduos sólidos. A empresa Alagoas Ambiental espera que as licenças sejam concebidas para iniciar a construção do aterro, que terá como foco os resíduos provenientes do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), que é formado por 20 municípios.

Com uma área de 81 hectares e vida útil de 20 anos, o aterro sanitário do Agreste irá receber tanto resíduos sólidos Classe II, como os lixos domiciliares e comerciais, bem como os resíduos de Classe II-B, que são os resíduos da construção civil.

A exemplo do que aconteceu no município de Pilar, onde foi implantada  uma Central de Tratamento de Resíduos, a ideia é que, com a chegada do aterro, os municípios possam direcionar seus lixos domiciliares, evitando o descarte em lugares inapropriados. Segundo o diretor executivo da Alagoas Ambiental, Henrique Milones, o grande desafio é acabar de vez com os lixões, oferecendo uma alternativa viável aos municípios, que hoje não tem capacidade financeira de construir e gerenciar um aterro sanitário.

O diretor ressalta ainda que todos os cuidados necessários com o meio ambiente serão tomados, como aconteceu no município de Pilar, que hoje já não possui mais lixão a céu aberto. “Nosso maior compromisso é com o meio ambiente e o bem estar da população. A audiência publica serve exatamente para mostrar aos moradores da região como ficará o aterro, e todo o trabalho que será executado, principalmente aqueles voltados a preservação ambiental. A participação de todos neste debate é muito importante”, ressaltou.

VISITA – Na última quinta-feira, técnicos da Alagoas Ambiental visitaram os lixões de Craíbas e Arapiraca. Após a construção do aterro, a área será reflorestada.