Geral

Alagoas em Dados completa quatro anos com excelência em transparência e credibilidade

23/03/2016
Alagoas em Dados completa quatro anos com excelência em transparência e credibilidade
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Há quatro anos, o Estado de Alagoas iniciou um processo de modernização e consolidação de um trabalho planejado: a imersão total de dados socioeconômicos de uma região em uma plataforma digital de informação. Mas como levar conhecimentos oficiais de uma localidade ao cidadão, da forma mais eficaz e transparente? E como fazer isso acontecer de maneira rápida e confiável?

Foi buscando respostas para esses questionamentos que o portal Alagoas em Dados e Informações foi desenvolvido por técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). E o que antes era apenas um desejo, hoje não é só uma realidade. É também uma referência de transparência e acessibilidade para todo o país.
“O crescimento dos acessos e a consolidação do Alagoas em Dados como uma plataforma de referência de dados e informações oficiais do estado é o resultado de uma equipe integrada e comprometida com a construção de uma nova Alagoas”, conta o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila.
E os números da plataforma ratificam essa consolidação do Estado no meio digital. Isso porque, segundo dados da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), já são mais de 900 publicações na plataforma, que incluem 600 planos de informações geoespaciais como mapas, imagens de satélite e arquivos de geolocalização, e mais de dois mil dados estatísticos. Em geral, ao longo dos últimos quatro anos, foram mais de três mil informações sobre Alagoas inseridas no portal.
“No total, ao longo dos últimos anos, mais de um milhão de informações foram consultadas. Conseguimos mais de 100 mil acessos e esses números impressionantes, em tão pouco tempo, revela a competência e o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Seplag”, ressalta Ávila.
A iniciativa, pioneira no país, além de ter servido de modelo para a implantação de outros portais nacionais, já acumula diversas indicações e prêmios importantes. É caso, por exemplo, do prêmio TI & Governo, recebido em 2014.
Além disso, o Alagoas em Dados também faz parte dos dois maiores catálogos de portais de Dados Abertos do mundo, o DataPortals.org e CKAN Instances.
Para Christian Teixeira, secretário titular da pasta, a importância do portal não se estende apenas à Seplag, mas a todo o Estado, principalmente para a população alagoana. “É cada vez mais notável que o Governo tem alto compromisso com a transparência pública. Ter uma plataforma reconhecida internacionalmente pela prática de oferta de dados governamentais é, sem dúvida, um atestado de que estamos trabalhando com seriedade e compromisso com os alagoanos”, finaliza Teixeira.
Para conhecer o Portal Alagoas em Dados e ter acesso aos dados coletados pela Seplag, acesse o site: http://dados.al.gov.br/