Variedades

Geriatra da Sesau dá dicas para os idosos pularem o Carnaval com segurança

06/02/2016
Geriatra da Sesau dá dicas para os idosos pularem o Carnaval com segurança

idosossssssssssssssssssssss

O Carnaval está chegando e é para todos. Mas, cada idade necessita de alguns cuidados especiais para aproveitar os dias de folia sem comprometer a saúde e a segurança, especialmente dos idosos, que já passaram dos 60 anos de idade. A geriatra da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ivana Pitta, listou algumas dicas para aqueles que já passaram por muitos carnavais e querem continuar aproveitando a folia.

“A idade não limita a diversão, mas requer cuidados”, alerta Ivana Pitta. Alguns deles são utilizar protetor solar, garrafinha de água, sapatos adequados, chapéu, comer bem e realizar um alongamento são itens que não devem ser esquecidos antes, durante e nem depois das festas. Isso porque, desidratação, queda da própria altura e incômodo com as roupas ou calçados são alguns dos problemas recorrentes.

Para evitar que a festa acabe mais cedo, a geriatra recomenda a ingestão de bastante líquido, até porque o Carnaval acontece no Verão e a sensação térmica é por volta dos 40 graus. Nesse aspecto, os idosos exigem mais atenção devido a dois fatores: a menor capacidade do sistema de regulação da temperatura do organismo e a maior eliminação de água do corpo.

ivanaaa

“Os idosos sentem menos sede e muitos deles também fazem uso de medicamentos para o controle da pressão arterial, por exemplo, que são diuréticos. Com isso, urinam mais e perdem mais líquido, só que não repõem aquilo que foi perdido”, informou Ivana Pitta. Para evitar essa situação, é recomendável a ingestão de dois litros de água por dia, além de fazer escolhas por uma alimentação saudável.

A saúde está também relacionada à escolha por alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. “É fundamental evitar refrigerantes, frituras e comidas bastante temperadas, porque essa precaução evita a ocorrência de diarreias e, consequentemente, da desidratação”, explicou a geriatra. Ela acrescentou que os primeiros sinais da doença são tontura, boca seca e diurese inferior, quando se vai menos ao banheiro.

Quedas

A desidratação nas pessoas com mais de 60 anos pode gerar sérios problemas, como o risco de quedas devido à tontura. Mas, o calçado inadequado também pode ocasionar essa situação. Por isso, é importante usar sapato baixo, sandália fechada e ter cuidado com os locais onde o idoso vai dançar ou passear durante o Carnaval. Já em relação às fantasias, elas não podem causar incômodo ao ponto de sufocar ou apertar o idoso.

“É essencial também que o idoso leve a medicação e a identificação sobre o que usa com endereço e telefone, para em qualquer necessidade ele precise seja socorrido”, informou Ivana Pitta. Outro aspecto é que o idoso não está impedido de ingerir bebida alcoólica, mas deve ter cuidado com o excesso, lembrando que ela é também diurética.

Preservativo

O uso da camisinha está bastante relacionado a não engravidar e essa é uma preocupação inexistente entre os idosos. Por isso, eles acabam desprezando o preservativo. A situação, de acordo com Ivana Pitta, é um alerta porque as pessoas com mais idade estão cada vez mais sexualmente ativas e as DSTs e Aids nos idosos merecem atenção, porque é um público com muita fragilidade.