Cidades

Estado dá primeiro passo para iniciar projeto viário de Maceió

12/02/2016
Estado dá primeiro passo para iniciar projeto viário de Maceió
Áreas de desapropriação estão situadas nas ruas Marieta Lages, Goiás, Tereza Azevedo, Frei Caneca, Luiz de Mascarenhas e Miguel Palmeira. (Foto: Secom/Maceió)

Áreas de desapropriação estão situadas nas ruas Marieta Lages, Goiás, Tereza Azevedo, Frei Caneca, Luiz de Mascarenhas e Miguel Palmeira. (Foto: Secom/Maceió)

Foi dado o primeiro passo para o processo de desapropriação das áreas destinadass à implantação do projeto viário dos Eixos Quartel e Cepa nas vias laterais do corredor da Avenida Fernandes Lima. O decreto, publicado do Diário Oficial do Estado de quinta-feira (11), determina ser de utilidade pública as referidas faixas de terra e imóveis situados na capital Maceió, que serão imprescindíveis para a estruturação das obras.

Mais do que contribuir para desafogar parcela do tráfego proveniente do eixo Fernandes Lima/ Durval de Góes Monteiro, o processo de desapropriação atua como medida preliminar necessária para a futura implantação do Projeto de Transporte de Massa na região.

Conduzido pela Secretaria do Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o projeto atenderá uma das principais demandas atuais da comunidade: viabilizar novas alternativas de fluxo de tráfego na cidade.

Para a próxima etapa da ação, o Governo do Estado realiza um laudo de vistoria juntamente com a avaliação técnica de cada área detectada, para então ingressar com ação judicial de desapropriação, por meio da Procuradoria-geral (PGE). Nesse sentido, o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, garante que não há motivo de preocupação por parte da comunidade, já que todos os direitos serão assegurados e a desocupação dos imóveis não acontecerá de forma imediata.

“Inicialmente faremos um trabalho de vistoria, onde todas as pessoas envolvidas na desapropriação serão previamente contactadas. São obras que vão trazer impactos incalculáveis para os alagoanos, com alternativas ao forte congestionamento do trecho da Fernandes Lima e ainda permitirão menor impacto para a população na futura implantação do VLT”, destaca Mosart Amaral.

As áreas de desapropriação estão situadas nas ruas Marieta Lages, Goiás, Tereza Azevedo, Frei Caneca, Luiz de Mascarenhas e Miguel Palmeira. Para mais detalhes: http://goo.gl/1i4eaG.