Geral

Divulgação da novela “Velho Chico” destaca belezas e cultura de Piranhas

17/02/2016
Divulgação da novela “Velho Chico” destaca belezas e cultura de Piranhas
Atores e elenco da Rede Globo têm aproveitado riqueza cultural e histórica de Piranhas entre as pausas nas gravações da novela das 21 horas da emissora

Atores e elenco da Rede Globo têm aproveitado riqueza cultural e histórica de Piranhas entre as pausas nas gravações da novela das 21 horas da emissora (foto: reprodução)

 

 

 

Símbolo de tradição, cultura e amor pelo Rio São Francisco, a canoa de tolda de Piranhas é responsável por despertar na memória da população ribeirinha o sentimento de identidade e pertencimento.  Fundamental para a economia local em décadas atrás, a embarcação era utilizada, principalmente, no transporte de alimentos e materiais de construção, o que explica a forte relação com o desenvolvimento da cidade e com os moradores, até os dias atuais.

Símbolo da identidade ribeirinha, a canoa de tolda é protagonista na divulgação da novela “Velho Chico”, nova trama da emissora Rede Globo com estreia prevista para o dia 14 de março. No vídeo lançado no último sábado (13), um teaser especial gravado em Piranhas exibe as belezas do Rio São Francisco ao mesmo tempo em que instiga o telespectador a descobrir a fundo as paisagens e histórias do romance.

O sucesso das gravações no município é confirmado em números. Com a presença dos atores e equipe de produção, a movimentação na cidade atingiu a taxa de 95% no mês de janeiro, aquecendo o turismo local. A geração de empregos também tem obtido bons resultados. De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Patrícia Brasil, são 450 vagas geradas indiretamente.

“Nesses quatro meses de pré-produção, gravação e pós-produção estima-se que são 450 empregos que utilizam a mão de obra local, entre figurantes, mestres, canoeiros, funcionários nos meios de hospedagem, pescadores, dentre outros”, afirma Patrícia Brasil.

A intensa divulgação da cidade de Piranhas, com a gravação da novela, tem sido realizada também em outras frentes, além das ações com jornalistas para repercutir a cidade em revistas especializadas de turismo, como os periódicos de bordo, a Sedetur colocou no ar em dezembro de 2015 o site turismoalagoas.com, a plataforma tem sido amplamente divulgada no mercado nacional e oferece conteúdos específicos para quem deseja programar sua viagem para Alagoas.

“O crescimento da procura pelo sertão de Alagoas é resultado de um intenso trabalho de divulgação do destino, fortalecimento da estrutura gastronômica e hoteleira e capacitação dos profissionais do turismo na região para receber bem os turistas”, explicou a superintendente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Natália Cordeiro.

Além das belezas naturais, a riqueza cultural e histórica têm sido exploradas pelos atores, que aproveitam as pausas entre as gravações para praticar o turismo de experiência em passeios turísticos como a Rota do Cangaço, Centro Histórico de Piranhas, povoado Entremontes e o passeio nos Cânions do Rio São Francisco.  A novela tem no elenco os atores Antônio Fagundes, Rodrigo Santoro, Rodrigo Lombardi, Patrícia Pillar, Fernanda Torres e Camila Pitanga.