Geral

Criador do Cyanogen diz que Android será maior que Facebook e Windows até 2020

23/02/2016
Criador do Cyanogen diz que Android será maior que Facebook e Windows até 2020
(Foto: Web Summit)

(Foto: Web Summit)

Kirt McMaster, criador da versão “desbloqueada” do Android chamada CyanogenMod, compareceu na última segunda-feira, 22, à Mobile World Congress – feira internacional de tecnologia dedicada aos dispositivos móveis. Segundo ele, o sistema operacional open-source do Google será mais popular do que o iOS, o Facebook e o Windows juntos em até quatro anos.

“Em 2020, Android terá 4,6 bilhões de usuários. O iOS, mais os usuários ativos diários no aplicativo móvel do Facebook, mais o Windows para PC, somarão entre 4,4 e 4,5 bilhões de usuários até 2020. Em outras palavras, o Android vai ser maior do que os três juntos. O Android é uma super plataforma, e o seu potencial sequer foi descoberto por completo ainda”, disse Kirt, em palestra realizada na MWC.

Além de enaltecer a plataforma onde o Cyanogen faz sucesso, o executivo falou também sobre a parceria com a Microsoft para trazer aplicativos da empresa de forma integrada à sua plataforma. Segundo ele, muitas empresas parecem mais interessadas em investir em hardware – como visores de realidade virtual – do que em software. E isto, de acordo com Kirt, é um erro da indústria.

“Todo mundo está tão animado com realidade virtual, mas o próximo passo em computação não é realidade virtual. Nós pensamos que seja a integração dessas experiências ao sistema operacional mobile, porque isso é o que dá lugar para novas formas de experiências, novos tipos de inteligências”, afirmou o criador do CyanogenMod.

O executivo também acredita que smartphones já se tornaram obsoletos, e que continuar lançando novos aparelhos não trará evolução para a indústria. “Você anda aqui pela MWC e o que você vê? Um monte de retângulos. Grande coisa! Quem se importa com retângulos? Ninguém mais se importa com retângulos. O que importa são aplicativos e serviços, mas você não ouve muitas coisas interessantes sobre aplicativos e serviços”, disse.