Geral

China confirma primeiro caso de Zika vírus em homem que viajou à Venezuela, diz Xinhua

10/02/2016
China confirma primeiro caso de Zika vírus em homem que viajou à Venezuela, diz Xinhua
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A China confirmou seu primeiro caso de Zika vírus em um homem que viajou recentemente à América do Sul, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

O vírus, que tem causado alarme internacional depois de se espalhar pela maior parte das Américas, foi detectado em um homem de 34 anos de idade de Ganxian, na província oriental de Jiangxi, informou a Xinhua, citando a Comissão Nacional de Planejamento Familiar e de Saúde.

O homem infectado viajou à Venezuela e começou a mostrar sintomas como febre, dor de cabeça e tontura em 28 de janeiro, segundo a Xinhua. Ele voltou à China em 5 de fevereiro e fez escalas em Hong Kong e Shenzhen.

O homem foi colocado em quarentena em um hospital de sua cidade natal desde 6 de fevereiro, informou a Xinhua, acrescentando que a febre está cedendo.

As autoridade de saúde da China minimizaram o risco de uma propagação do vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, devido ao inverno rigoroso que afeta o país, indicou a Xinhua.

A propagação do Zika vírus tem crescido rapidamente na América do Sul, América Central e Caribe, sendo o Brasil o país mais afetado.

(Reportagem de Megha Rajagopalan, em Pequim, Clare Jim, em Hong Kong, e Ismail Shakil, em Bengaluru)