Geral

Projeto Hands On traz workshop de áudio para o Linda Mascarenhas

12/01/2016
Projeto Hands On traz workshop de áudio para o Linda Mascarenhas
Técnico de som alagoano Emmanuel Miranda - também conhecido pelo cognome Sapulha (Foto: Diogo Bras)

Técnico de som alagoano Emmanuel Miranda – também conhecido pelo cognome Sapulha (Foto: Diogo Bras)

Com o apoio cultural do Instituto Zumbi dos Palmares, o técnico de som Emmanuel Miranda vai realizar entre os dias 25 e 28 de janeiro, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, o Workshop Hands On “Curso Básico de Pós Produção de som para vídeo”. Com carga horária de 12 horas, o curso é voltado para iniciantes e profissionais de broadcasting, editores de vídeo, blogueiros, publicitários, realizadores de material para audiovisual, e demais interessados. Essa é a segunda rodada do projeto Hands On no Espaço Cultural Linda Mascarenhas: em abril de 2014, o técnico de som falou sobre microfones e mixagem e também um curso sobre o profissional de som para alunos do Cepa.

Emmanuel Miranda

O técnico de som alagoano Emmanuel Miranda – também conhecido pelo cognome Sapulha – acumulou conhecimento em áudio em cerca de duas décadas de atuação em Maceió, São Paulo e Amsterdã como músico, técnico de PA, dono de estúdio, técnico de gravação, responsável por som direto e desenho de som. Engajado no cénario audiovisual local como um dos mais ativos profissionais do setor, Emmanuel sempre militou pela troca de conhecimentos para movimentar a cadeia produtiva, tanto é que idealizou o projeto Hands On, uma série de cursos com temas relacionados ao áudio.

Ementa do curso:
– Introdução a pós produção de som e o workflow
– Captação de som direto (Equipamentos, setando o equipamento, Técnicas de microfonação, estrutura de ganho, Taxa de amostragem)
– Sincronismo e TC(fps)
– Edição de diálogos (Solução de problemas, ADR, invisibilidade)
– Foley (O que é o foley?, o artista de foley, spotting, gravação dos foleys)
– FX E BGS (Ambientes, hard fx,custom FX,)
– A importância da musica como parte da trilha (Escolha da musica, uso de ”trilha” branca e autoral)
– Mixagem (conceito de mix para cinema, tv e comerciais para web, psicoacústica e narrativa, Equalizadores, compressores, delays e reverbs,stems, automação, stereo e 5.1)
– OMF (o que é? , gerando a OMF no Final Cut e Adobe Premiere)
– Entregando o material (entrega para TV digital, entrega para cinema)