Geral

Odontóloga destaca importância da alimentação para a saúde dos dentes

13/01/2016
Odontóloga destaca importância da alimentação para a saúde dos dentes
Mesmo com os dentes em boas condições, crianças e adultos devem ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. (Fotos: Carla Cleto/Ascom Sesau)

Mesmo com os dentes em boas condições, crianças e adultos devem ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. (Fotos: Carla Cleto/Ascom Sesau)

Café, vinho e chás são alguns alimentos vilões de nossos dentes; enquanto a maçã, o amendoim e a castanha são ótimos para a limpeza. A informação é da odontóloga do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a cirurgiã-dentista Lourdes Mota, que destaca a adequada higienização dos dentes como principal combatente do escurecimento dos dentes.

Segundo ela, desde a gestação o alimento pode interferir na saúde dos dentes. Por exemplo, consumir cálcio resulta no bebê dentes mais fortes. Após o nascimento, uma série de fatores pode interferir na saúde dos dentes a partir da alimentação. “O consumo frequente do café, vinhos e chás podem gerar manchas e escurecimento com o decorrer do tempo”, alertou a cirurgiã dentista.

Ao contrário do que muitos imaginam, o consumo de amendoim e castanha não é prejudicial. “Eles são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos”, explicou Lourdes Mota, que sugere o consumo de maçã, pera, cenoura, milho, legumes e verduras cruas para limpar a superfície do dente, durante a mastigação.

“Mas nada tem maior poder de eficácia do que a correta limpeza dos dentes, sempre após qualquer alimentação. A escovação deve começar pelas superfícies voltadas para a bochecha. Após a escovação de superfícies internas, é a vez das superfícies de mastigação e, por fim, a língua. Sempre iniciando pela dentição superior”, explicou a odontóloga da Sesau.

Ela ressalta que, mesmo com os dentes em boas condições, crianças e adultos devem ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Durante a consulta, o odontólogo revisa o estado de integridade e higiene dos dentes, incluindo uma limpeza geral. “Qualquer alteração deve ser informada ao especialista, para que exista a devida investigação”, concluiu a coordenadora.