Cidades

Arapiraca: Prefeitura mobiliza sociedade e inicia audiências Plano Diretor

19/01/2016
Arapiraca: Prefeitura mobiliza sociedade e inicia audiências Plano Diretor
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, deu início na manhã desta terça-feira, 19, à série de audiências públicas sobre a revisão do Plano Diretor Participativo do Município 2016/2025.

Foram convidadas representações do Poder Executivo, Conselho Regional de Engenharia (CREA) e de toda a sociedade de Arapiraca.

A primeira Audiência Pública foi realizada no auditório da Casa da Cultura, e teve como eixo a temática do Meio Ambiente.

Além da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, também participaram da audiência, representando o Poder Público Municipal, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Leão; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Rita Nunes; a subsecretária de Governo, Giane Silva; os coordenadores-técnicos do Plano Diretor Participativo, Juciela Santos e José Matias Irmão.

Durante os trabalhos, que também contou com representantes da Procuradoria Geral do Município, o público teve a oportunidade de apresentar sugestões para que as pessoas pudessem preencher formulário e depositar o documento nas urnas colocadas no auditório.

Os debates tiveram como foco principal as ações voltadas para o acompanhamento e conclusão das obras do esgotamento sanitário, destinação dos resíduos sólidos, defesa dos mananciais, entre outros temas importantes para a melhoria constante da qualidade de vida da população, seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha.

Na oportunidade, a secretária Cícera Pinheiro revelou que o Plano Diretor Participativo de Arapiraca é um documento embasado no Projeto de Lei Nº 023, de 12 de dezembro de 2005.

“Essa foi a primeira das cinco audiências públicas que a prefeitura com a sociedade vão realizar nos próximos meses, cumprindo as etapas de trabalho, incluindo as audiências públicas, o diagnóstico, a discussão de propostas e, por fim, a conclusão do projeto de lei”, acrescentou a secretária.

Cícera Pinheiro adiantou que as próximas audiências terão como eixos: Cultura, Desenvolvimento Social e Econômico, Mobilidade e Uso e Ocupação do Solo.

Após a realização das audiências públicas, toda a documentação será sistematizada para encaminhamento e apreciação na Câmara de Vereadores de Arapiraca, para que se transforme em lei e passe a nortear as ações do poder público pelos próximos dez anos.