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McLaren apresenta visão de F1 do futuro

03/12/2015
McLaren apresenta visão de F1 do futuro
(Foto: Grande Prêmio)

(Foto: Grande Prêmio)

A McLaren apresentou nesta quinta-feira (3), em sua página na internet, o modelo que acredita ser um dia a F1 do futuro. A escuderia de Woking exibiu um vídeo e muitos desenhos do carro-conceito MP4-X, inspirado nos carros atuais de F1, mas com muitas mudanças que chamam a atenção. Entre elas, está a introdução do cockpit fechado, algo debatido em profusão em 2015 depois da trágica morte de Justin Wilson na Indy, e também de variações aerodinâmicas, como a adoção do efeito solo, e a cobertura total para as quatro rodas do carro.

Também estão embarcados conceitos que já fazem parte da F1 atual, como a adoção do uso de energia híbrida. A McLaren também diz que, além do uso de energia alternativa, o chassi tem a capacidade de mudar de forma para se adaptar às distintas exigências aerodinâmicas.

No texto divulgado em seu site, a McLaren apresenta o MP4-X como sua visão conceitual para o futuro da tecnologia no automobilismo. “A F1 é um esporte de gladiadores, e nós vislumbramos que o futuro vai ser de altíssima tecnologia, vitrine da alta performance que empolga os fãs como em nenhum outro esporte. Moldar o futuro é algo que fazemos todos os dias na McLaren”.

“Nossos estrategistas de corrida na F1 pensam muitas voltas à frente quando se planeja um pit-stop; nossos engenheiros automotivos constroem carros de rua de alta performance para a próxima geração de pilotos, e nossos tecnólogos e projetistas na McLaren Applied Technologies trabalham em conceber formas de melhorar a assistência médica, transporte e muitas outras áreas das nossas vidas”, diz a equipe.

“Com a o carro de corrida conceitual e futurista McLaren MP4-X, queríamos igualar o futuro e imaginar a arte do possível”, declarou John Allert, diretor da McLaren. “Combinamos uma série de ingredientes-chave da F1: velocidade, emoção e desempenho, com narrativas emergentes do esporte, como cockpits fechados para melhorar a segurança do piloto e tecnologias de energia híbrida”, disse o engenheiro.