Geral

Governo realiza fiscalização surpresa em canteiro de obra do novo IML de Maceió

06/10/2015
Governo realiza fiscalização surpresa em canteiro de obra do novo IML de Maceió
 Acompanhados por uma equipe técnica, os gestores percorreram e conheceram todos os módulos que compõem o complexo que abrigará, em breve, os serviços oferecidos pelo IML na capital (Foto: Aarão José)


Acompanhados por uma equipe técnica, os gestores percorreram e conheceram todos os módulos que compõem o complexo que abrigará, em breve, os serviços oferecidos pelo IML na capital (Foto: Aarão José)

Operários, engenheiros e construtores responsáveis pela construção do novo Instituto de Medicina Legal de Maceió foram pegos de surpresa na manhã desta terça (06), com a visita do secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, e do perito geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, Manoel Melo, ao canteiro de obras. Acompanhados por uma equipe técnica, os gestores percorreram e conheceram todos os módulos que compõem o complexo que abrigará, em breve, os serviços oferecidos pelo IML na capital.

Impressionado com a grandiosidade da edificação, durante a fiscalização, Alfredo Gaspar tirou dúvidas, fez diversas observações e cobrou a execução do cronograma da construção. A expectativa do secretário é que o novo IML seja entregue no primeiro trimestre de 2016. Por isso, a visita surpresa para acompanhar o andamento e garantir a conclusão da obra.

“A obra estava parada há muito tempo e o governador Renan Filho fez um esforço de cortar despesas em várias áreas da administração pública para concentrar investimentos em áreas prioritárias. Foi esse empenho que garantiu a retomada da construção do IML, que, quando pronto, será um dos mais modernos da federação. Ou seja, o Governo do Estado está conseguindo direcionar recursos indispensáveis para eficiência do sistema da segurança pública, mesmo com as dificuldades da atual conjuntura econômica”, afirmou o secretário.

Segundo o presidente do Serviço de Engenharia de Alagoas, Judson Cabral, que também acompanhou a visita, a infraestrutura física dos módulos está pronta.

“Confirmamos que a retomada da obra esta dentro do previsto. Enquanto a obra avança, estamos concluindo os trâmites burocráticos para a liberação dos aditivos, para que não faltem recursos e para que a gestão do contrato faça os devidos repasses para não haver atraso na obra”, esclareceu o presidente da Serveal.

O perito geral da Perícia Oficial do Estado, Manoel Melo, que esteve presente durante a fiscalização, lembrou que esta será a primeira vez que o IML de Maceió terá uma sede própria em toda sua historia de existência, já que o órgão sempre funcionou em lugares cedidos e emprestados temporariamente.

“Estamos ansiosos pela conclusão dessa obra, que era um desejo antigo da Perícia Oficial, pois com ele pronto iremos garantir um espaço digno para os servidores executarem suas atividades e também poderemos oferecer um atendimento melhor à população que busca os serviços oferecidos pelo IML, visto que mais de 70% dos exames realizados são em pessoas vivas”, explicou o perito geral.

Uma nova visita oficial foi marcada para o dia 15 de novembro. Desta vez, será o próprio governador Renan Filho que irá pessoalmente conferir o andamento da construção.