Geral

Artesãs de APL Piscicultura recebem máquinas de costura para forma a sua arte

23/10/2015
Artesãs de APL Piscicultura recebem máquinas de costura para forma a sua arte

ArtesasA Associação dos Artesãos de Couro da Tilápia Estação Cangaço, na cidade de Piranhas, agora pode desenvolver seus produtos com mais tranquilidade. O grupo, atendido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Piscicultura no Delta do São Francisco, recebeu máquinas de costura e equipamentos de movelaria.

O material foi viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de um edital aberto pelo órgão. A associação é formada por oito artesãos e nasceu há sete anos. Eles trabalham com diversos produtos usando o couro do peixe, como sandálias, bolsas, colares, pulseiras, brincos, entre outros.

De acordo com o gestor do APL Piscicultura no Delta do São Francisco, Miguel Alencar, a entrega do equipamento pode triplicar a capacidade de produção. “Além de ampliar a quantidade do que é produzido, as máquinas vão possibilitar que os artesãos consigam assumir mais compromissos com os clientes de uma forma segura e sem preocupação”, disse.

Para a secretária da associação, Maria Cleonice Soares, não só as máquinas de costura vão ajudar no trabalho, os outros equipamentos também. “Nós recebemos uma máquina para colocar botões, cinco estantes, uma furadeira, um compressor e ventiladores, isso tudo possibilita o melhor aproveitamento do nosso espaço e aumenta nosso rendimento”, justifica.

APL Piscicultura no Delta do São Francisco integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae.