Geral

Prefeitos de AL participam de encontro para revezamento da tocha olímpica

09/09/2015
Prefeitos de AL participam de encontro para revezamento da tocha olímpica
Campeão de luta olímpica Gregório de Oliveira destacou revezamento da tocha como reconhecimento a atletas de Alagoas; evento contou com personalidades do Governo de Alagoas, Governo Federal e prefeitos

Campeão de luta olímpica Gregório de Oliveira destacou revezamento da tocha como reconhecimento a atletas de Alagoas; evento contou com personalidades do Governo de Alagoas, Governo Federal e prefeitos

O Governo de Alagoas, em parceria com o Governo Federal, promoveu na manhã desta quarta-feira (9) uma reunião preparatória para organizar o revezamento da tocha olímpica em 2016 com os prefeitos dos municípios do Estado que receberão um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos.

Em Alagoas, a tocha olímpica passará pelas cidades de Arapiraca, São Sebastião, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Murici e Maceió.

O encontro foi realizado no Palácio da República dos Palmares e o evento foi coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), através da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), e os ministérios do Esporte, Turismo, Justiça, Defesa e Secretaria-Geral.

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado de Alagoas,  Fábio Farias, representou o governador Renan Filho no encontro, e afirmou a satisfação de Alagoas em receber a tocha olímpica. Segundo ele, o governador, honrando o compromisso de campanha, criou a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), tornando realidade a organização do esporte, que é parte fundamental da educação e da inclusão social.

“Nada como os Jogos Olímpicos para estimular e atrair a atenção de milhões de pessoas para oferecer o melhor do esporte. Ao receber a tocha olímpica, o Governo de Alagoas se emociona, ao irmanar com o resto do planeta na construção de um mundo de paz”, destacou Farias.

A prefeita do município de Arapiraca, Célia Rocha, ressaltou a expectativa da chegada da tocha olímpica na cidade. Segundo ela, o povo de Arapiraca, como também de todo Agreste e Sertão, está ansioso para a festa calorosa que vai aquecer a economia do município.

“Vamos receber muita gente de outros estados, de outros municípios e, evidentemente, vamos ter o ganho do comércio, da hotelaria, como também dos serviços de restaurantes. Por isso, estou extremamente feliz em poder receber esse povo que vai viver com a gente um momento tão especial, como receber, ver e pisar no solo de Arapiraca os atletas que farão o revezamento da tocha olímpica”, disse a prefeita.

Já o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, destacou o crescimento da economia com o evento do revezamento da tocha no município. “Como são poucas cidades que vão receber a tocha olímpica, vai aquecer a economia no nosso município e isso movimentará o comércio, restaurantes, além de oferecer visibilidade para as riquezas das cidades e incrementar o turismo de uma forma geral”.

Marcos Gregório de Oliveira, campeão de luta olímpica, disse que é uma satisfação receber a tocha olímpica em Alagoas. “Vai ser importante. Nosso Estado será conhecido em todo o mundo e, desse modo, todos os nossos atletas serão reconhecidos”, destacou.