Cidades

Maceió: Prefeito Rui participa da Cúpula dos Prefeitos sobre sustentabilidade

10/09/2015
O superintendente municipal de Trânsito e Transportes, Tácio Melo; o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Messias Costa; o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, na Cúpula dos Prefeitos

O superintendente municipal de Trânsito e Transportes, Tácio Melo; o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Messias Costa; o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, na Cúpula dos Prefeitos

O prefeito Rui Palmeira participou ontem, quarta-feira (9) da Cúpula dos Prefeitos, evento realizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, que busca inspirar lideranças municipais a promover o crescimento de modo sustentável. O secretário municipal do Planejamento e do Desenvolvimento, Messias Costa, e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, também participaram do evento. A Cúpula dos Prefeitos reúne cerca de 200 prefeitos na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Para inspirar as lideranças municipais a avançarem, o evento conta com a participação de Ken Livingstone (Londres/ING), Enrique Peñalosa (Bogotá/COL), Mary Jane Ortega (San Fernando/FIL), Jaime Lerner (Curitiba/BR) e Sam Adams (Portland/EUA), reconhecidos internacionalmente pelos resultados alcançados em suas gestões.

Na Cúpula, os ex-prefeitos estão compartilhando suas experiências de como venceram a burocracia, o pessimismo e a descrença para desenvolver projetos sustentáveis nas cidades que administraram. “Participar de eventos como este é fundamental para a administração de Maceió. Aqui estão reunidos grandes referências da gestão municipal que se tornaram ícones no cenário internacional pelo protagonismo, capacidade inventiva e decisão de enfrentamento do problema da Mobilidade Urbana”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O prefeito destacou a importância do evento para o planejamento atual da capital alagoana. “Uma excelente oportunidade, a julgar pelo fato de estarmos no momento de revisão do nosso Plano Diretor e construção dos planos setoriais de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Ouvir as experiências exitosas de Bogotá,  Curitiba, Portland, San Fernando (Filipinas), Londres e Rio de Janeiro por seus próprios executores certamente vai contribuir”, reforçou Palmeira.

De acordo com o diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Luis Antonio Lindau, cada vez mais os prefeitos precisam de apoio e de novas ideias para alavancar projetos que tornem as cidades mais inclusivas e sustentáveis. “Os líderes e as temáticas abordadas vão inspirar prefeitos brasileiros a pensar em cidades para todos e no desenvolvimento sustentável. Histórias inspiradoras, de gestores públicos que enfrentaram obstáculos poderosos, mostram que é possível fazer já. As decisões de hoje terão impacto no amanhã, na vida destas e das futuras gerações”, concluiu.

Pluris 2016

Na oportunidade, Rui Palmeira convidou oficialmente o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, para participar do Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (Pluris) de 2016, que será realizado em Maceió.

“O Pluris é um Congresso Luso-Brasileiro que acontece bianualmente intercalando como sede uma cidade portuguesa e uma brasileira.  O evento já foi realizado, por exemplo, em Lisboa, no ano de 2014, Brasília em 2012 e Algarve em 2010. Trata-se de uma oportunidade de planejar as cidades de modo sustentável, o que será muito bom para Maceió”, explicou Messias Costa.