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Governo amplia oferta de ensino e abre novos paradigmas para educação

01/09/2015
Governo amplia oferta de ensino e abre novos paradigmas para educação
Leandro Barbosa vai optar ou pelo Direito ou Engenharia Química. (Foto: Valdir Rocha)

Leandro Barbosa vai optar ou pelo Direito ou Engenharia Química. (Foto: Valdir Rocha)

Após quebrar paradigmas e inaugurar, em apenas 60 dias de gestão, a primeira unidade de ensino em tempo integral do Estado, a Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes, o Governo de Alagoas deu mais um passo na busca pela inovação na educação. Nesta segunda-feira (31), no auditório Aquatune, no Palácio República dos Palmares, foram anunciadas mais 13 escolas da rede estadual que implantarão o regime de ensino médio em tempo integral a partir de 2016.

“Uma nova escola está sendo construída. Com isto, não iremos levantar novos prédios, mas investir na melhoria das unidades existentes, na infraestrutura e também nos processos. Um novo olhar para a escola, melhorando a autoestima e bem-estar dos que lá estão. Estas escolas começam um grande trabalho. Hoje é o início deste processo”, comemorou o secretário da Educação, Luciano Barbosa, durante a entrega das ordens de serviços para reforma das 13 unidades.

Olhar diferenciado – Primeira unidade a implantar o regime, a Escola Marcos Antonio, pertencente a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), servirá como referência para as novas contempladas, com uma proposta curricular que une a oferta do ensino médio ao profissionalizante, tendo um olhar voltado tanto para o mercado quanto para a formação acadêmica.

Após quase seis meses de experiência, a direção da Marcos Antonio falou sobre os pontos fundamentais para a implantação de uma escola de tempo integral. Para a gestora Adeilma Brandão, é preciso ter um olhar diferenciado para o aluno, valorizando, sobretudo, o aspecto humano e investindo num trabalhando interdisciplinar.

“Se a gente quer mudar a educação, este é o caminho. Trabalhar o aluno em todas as esferas: conhecimento, comportamento e formação do indivíduo”, pontuou Adeilma Brandão.

O professor de Filosofia José Flávio Martins, que atua na mesma unidade, também concorda que a humanização é um forte aliado para educar e desenvolver seus alunos.

“O convívio nos oportuniza ver a pessoa como ela é. Elas têm sonhos e precisamos ajudá-las nesta concretização, tirando esses jovens da vulnerabilidade social”, considerou o professor.

Para o estudante do 2º ano e do curso técnico em análises químicas da unidade, Leandro Barbosa Ferreira, além de gratificante, a experiência têm mostrado novos horizontes para seu futuro profissional.

As atividades em sala de aula e laboratório fizeram com que o jovem desenvolvesse interesse por duas carreiras: advocacia e engenharia química.

“Passar o dia na escola contribui para nossa aprendizagem, temos um ambiente agradável e excelentes professores. Estou muito satisfeito”, avaliou Leandro Barbosa.

Nova Política – Foram contempladas para a implantação do ensino médio em tempo integral as escolas estaduais Rodriguez de Melo, pela 1ª CRE, em Maceió; José Aprígio Brandão Vilela, pela 2ª CRE, em Teotônio Vilela; Graciliano Ramos, pela 3ª CRE, em Palmeira dos Índios; Joaquim Diegues, pela 4ª CRE, em Viçosa; Izaura Antonia de Lisboa, pela 5ª CRE, em Arapiraca; Laura Maria Chagas de Assis, pela 6ª CRE, em Santana do Ipanema; Carlos Gomes de Barros, pela 7ª CRE, em União dos Palmares; Lucilo José Ribeiro, pela 8ª CRE, em São José da Tapera; Ernani Méro, pela 9ª CRE, em Penedo;Maria Antonia de Oliveira Santos, pela 10ª CRE, em Matriz do Camaragibe; Watson Clementino de Gusmão Silva, pela 11ª CRE, em Delmiro Gouveia; Francisco Leão, pela 12ª CRE, em Rio Largo e Geraldo Melo, pela 13ª CRE, em Maceió.

As selecionadas passarão por um período de formação, onde farão o redesenho curricular da unidade a partir das orientações das CREs. As unidades terão até o final de novembro para realizar as adequações.

Uma comissão de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE) responsável pela ampliação do programa, apoiada pela secretária adjunta, Laura Souza, e liderada pelo superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, tem analisado cada ação implementada, estudado experiências em todo o país, a exemplo de Pernambuco, Ceará e São Paulo.

De acordo com o Ricardo Lisboa, com esta expansão, Alagoas fortalece ainda mais a implementação desta nova política de educação.

“Tudo está se concretizando acima das nossas expectativas. É uma proposta elaborada por várias mãos – administração central, coordenadorias regionais e escolas – com o intuito de construir um projeto sustentável, uma política educacional eficaz, saudável e duradoura, capaz de mudar o atual cenário”, declarou Lisboa.