Geral

Conselhos Consumidores de Energia Elétrica se reúnem em Alagoas

24/09/2015
Conselhos Consumidores de Energia Elétrica se reúnem em Alagoas

IVconse100

O IV Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica da Região Nordeste teve início nesta quinta, 24, no Hotel Jatiúca e reuniu Conselhos Consumidores de Energia Elétrica de todo o país. O evento contou com palestras sobre o Cenário Energético Brasileiro; Geração Distribuída, Potencial a Região Nordeste; Energia Solar; Furto de Energia e Sustentabilidade. Autoridades do setor energético como o presidente da Eletrobras Alagoas, Vlademir de Abreu e o representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Marcos Bragatto e irá até o dia 25.

Para o Presidente da Associação dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, José Luiz Nobre, este tipo de evento é muito válido. “Esses encontros realizados no Brasil são extremamente importantes, principalmente neste momento que estamos vivendo. Uma situação de muito desequilíbrio, de muitas judicializações, de informações divergentes. Esses encontros nos permitem a atualização de situações que acontecem no nosso cotidiano e nos permite ajudar o consumidor.”, disse José Luiz.

O Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública da ANEEL, Marcos Bragatto, falou sobre a legislação que regula os conselhos consumidores. “Nós estamos numa fase onde precisamos fazer um aprimoramento da regulação dos Conselhos de Consumidores, então, vamos ajustar alguns pontos importantes a partir da observação de como os conselhos vem realizando seus trabalhos e a proposta que foi trazida para este encontro foi trazer uma minuta da revisão da resolução 451. As principais mudanças são relacionadas ao refinamento que envolve o relacionamento dos conselhos com as distribuidoras, isso envolve os recursos financeiros disponibilizados para os conselhos, estabelecer regras mais claras de aplicação e prestação dos recursos, questão do mandato dos conselheiros que atualmente é de dois anos, estamos querendo ampliar para quatro anos e que ele coincida com inicio do ano civil, ou seja, tenha inicio no mês de janeiro finalizando em dezembro.”, falou Bragatto.

Para o presidente do CCEDAL, Antônio Costa, o evento realizado pelo conselho é muito importante para proporcionar a troca de experiências e de conhecimento. “É um momento de interação entre os membros dos conselhos consumidores e as distribuidoras de energia elétrica. Muitas informações importantes foram discutidas e isso ajudará as atividades que serão desenvolvidas pelos conselhos.”, afirmou Costa.