Geral

CEUs são reativados em todo o país

30/09/2015
CEUs são reativados em todo o país
Depois de anos fechados, CEUS estão sendo reabertos em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Depois de anos fechados, CEUS estão sendo reabertos em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Dando continuidade ao programa CEUs, Centros de Artes e Esportes Unificados, que promovem o desenvolvimento de ocupação de espaços públicos com a participação da comunidade, o Ministério da Cultura participa da ativação da Unidade de Erechim, RS, em 1º/10, com a presença do diretor da Infra-Estrutura Cultural do MinC, Germano Ladeira.
Criados para integrar, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, as Praças CEUs, promovem a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileira e já estão presentes nas cinco regiões do país.

Ativação no Paraná

Na última quinta-feira (24) foi a vez da ativação das Praças CEUs do estado do Paraná,  realizado no município de Cambé e contou com cerca de 40 participantes, entre gestores e comunidades das Praças no Estado do Paraná.
A ativação consiste na capacitação  dos envolvidos na manutenção dos centros, na definição de estratégias, para maior envolvimento da comunidade nas atividades oferecidas, e na gestão compartilhada, além de promover a integração, o trabalho em rede e a troca de experiência entre as equipes das unidades,  tanto daquelas em funcionamento quanto das que estão em fase de implantação.
Durante o evento, os participantes da região tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor as possibilidades de inclusão de programas e políticas dos ministérios parceiros nas Praças CEUs e trocaram experiências de gestão compartilhada e mobilização social.
A coordenadora Geral de Mobilização Social e Gestão da Diretoria de Programas Especiais de  Infra-estrutura Cultural (DINC) do Ministério da Cultura, Isadora Tami, explicou que o equipamento é fruto de uma parceria entre município e Governo Federal, e seu principal desafio vem depois da inauguração. Ela ressaltou que este tipo de investimento do Governo Federal é inédito, e que o programa traz  inovações como a integração e a inclusão social.
A chefe da coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, Luci Daros, falou em nome do Secretário de Cultura do Estado do Paraná, João Luis e confirmou que iniciativas como essa são muito importantes. “Ver que a comunidade se apropria é ver o resultado do programa, o objetivo principal”, finalizou.
Para o prefeito de Cambé, João Pavinato, o local em que o equipamento está implantado é vulnerável, mas já havia histórico de participação social na comunidade. Ele explica que houve muita receptividade da comunidade e que antes da inauguração, mais de 1200 alunos do ensino médio foram conhecer o equipamento. Para Pavinato, o encontro serviu para aprimoramento das relações e  troca de informações sobre o funcionamento do equipamento.
A chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura,  Margarete Costa Moraes, citou a importância da participação e adesão dos municípios no Sistema Nacional de Cultura. Além disso, passou informações sobre como acessar os editais disponíveis pelo Minc e sobre o Fundo Nacional de Cultura.
No encontro foram discutidos também  experiências de gestão dos CEUs inaugurados, os problemas enfrentados, as demandas da comunidade e o direcionamento de atividades com todos os envolvidos: membros do grupo gestor, representantes do poder público, parceiros e voluntários, além da própria comunidade.
O encontro reuniu representantes de Praças CEUs de Cambé, Araucária, Londrina, Fazenda Rio Grande, Pato Branco, Guarapuava, Ponta Grossa, Apucarana, Sarandi, Toledo e Cascavel.
Participaram da reunião  pela cidade de Cambé, o prefeito,  João Pavinato, a vice-prefeita, Cida Pascueto, o secretário de Cultura, Marcio Bergui Martin, a secretária de Assistência Social,  Angela Pascueto, o secretário do Esporte, Fabio Pio, o presidente da Câmara de Vereadores,  Paulo Soares Nora, a chefe da Coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, Luci Daros, a coordenadora Geral de Mobilização Social e Gestão da DINC-MinC,  Isadora Tami, a chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura,  Margarete Costa Moraes, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Paula Oliveira Lima, e demais representantes das praças em funcionamento do estado do Paraná.