Geral

Ban Ki-moon visita a Nigéria no quarto aniversário de ataque à sede da ONU

21/08/2015
Ban Ki-moon visita a Nigéria no quarto aniversário de ataque à sede da ONU

Foto: Google

Foto: Google

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, visita a Nigéria neste fim de semana para participar da cerimônia que assinala o quarto aniversário do ataque terrorista à sede da organização em Abuja, capital do país, anunciaram hoje (21) fontes oficiais das Nações Unidas.
A visita servirá ainda para o secretário-geral da ONU conhecer o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari. Ban Ki-moon deverá debater com as autoridades nigerianas o desenvolvimento local, as mudanças climáticas, os direitos humanos e o combate ao extremismo violento informou o porta-voz do secretário-geral, Eric Kaneko.
O atentado contra a representação local da ONU, onde estavam centenas de pessoas, ocorreu a 26 de agosto de 2011 e deixou 21 mortos, tendo sido utilizado um carro com explosivos.
Ban Ki-moon vai ainda visitar os membros do grupo Bring Back Our Girls (em português: Tragam de Volta as Nossas Meninas), formado para pedir aos extremistas islâmicos nigerianos do Boko Haram que soltem as 276 meninas que foram raptadas para serem convertidas à religião islâmica e casadas ou vendidas posteriormente.
No regresso a Nova York, Ban Ki-moon fará escala na França para discutir os preparativos da conferência sobre as alterações climáticas, que será realizada em Paris, em dezembro deste ano.