Geral

Mãe de bebê encontrado em lixeira é detida em Madri

16/07/2015
Mãe de bebê encontrado em lixeira é detida em Madri

Os dois guardas civis que resgataram o bebê em uma lixeira subterrânea de Madri, na Espanha (Foto: Reprodução/ Twitter/ Guardia Civil)

Os dois guardas civis que resgataram o bebê em uma lixeira subterrânea de Madri, na Espanha (Foto: Reprodução/ Twitter/ Guardia Civil)

As forças de segurança da Espanha detiveram uma mulher de nacionalidade colombiana suspeita de ter abandonado seu bebê de duas semanas, dentro de uma mochila, em um caçamba de lixo em um município da periferia de Madri.
A mulher foi detida nesta quarta-feira (15), mas o fato só foi revelado nesta quinta-feira (16), dia no qual a mulher será colocada à disposição judicial.
A delegada do governo central em Madri, Concepción Dancausa, afirmou que a detida, de 37 anos, pode ser acusada pelos crimes de tentativa de homicídio e de abandono de menor já que a criança “poderia ter morrido” ao estar dentro de uma mochila fechada. Ela tem outros três filhos, de 4, 5 e 11 anos.
Na quarta, alguns moradores da cidade de Mejorada do Campo escutaram choros procedente de um caçamba de lixo e avisaram a Guarda Civil. Dois agentes conseguiram tirar a mochila com o bebê com a ajuda dos serviços de limpeza.
Os agentes levaram o bebê a um hospital, embora durante o caminho tenham se assustado porque a criança parou de chorar, segundo confessaram aos jornalistas.
O bebê passa bem e permanece internado em um hospital da zona leste de Madri.
Dancausa relatou que a mãe foi localizada graças aos objetos que estavam dentro da mochila na qual o recém-nascido foi achado, entre eles uma mamadeira cuja marca só é utilizada em um hospital próximo à zona do fato.
Os agentes descobriram que, de todos os menores nascidos nos últimos dias no centro médico, havia um cujas características coincidiam com a data do nascimento do bebê achado na lata de lixo, em 30 de junho.
A mãe vive perto do lugar onde está instalada a lata de lixo. Ela primeiro negou os fatos, mas depois os reconheceu, segundo a polícia.
Os investigadores deixaram os outros três filhos com o pai, que não foi detido ao ser comprovado que “não sabia de nada” sobre o que a mulher fez.
Por enquanto não foram revelados os motivos pelos quais a mulher decidiu se desfazer do bebê, segundo a delegada do governo.