Cidades

Arapiraca: Município apresenta colete e cadastra ambulantes do Centro

10/07/2015
Arapiraca: Município apresenta colete e cadastra ambulantes do Centro
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

No último dia 2, eles se regularizam no cartório e, nesta quinta-feira (9), conseguiram um nova conquista através de parceria firmada com a Prefeitura.
Ainda pela manhã, houve reunião da diretoria e representantes da entidade com um grupo técnico das secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Indústria, Comércio e Serviços (Semics). Foram cadastrados 30 membros da associação junto à Casa do Empreendedor.
Este órgão, situado na Rua Esperidião Rodrigues, bairro do Centro, onde notabilizam-se serviços como formalização de empreendedores, consultoria contábil e jurídica, cursos, linhas de crédito e emissão de certificados e carnês, dentre outros. Na casa, há tudo o que o arapiraquense precisa saber para formalizar seu negócio, crescer e ajudar a economia do município.

Diálogo

No encontro realizado na Aval Arapiraca, no bairro Baixão, a secretária da Seduh, Rita Nunes, apresentou o colete que os ambulantes usarão, já a partir dos próximos dias.
“Eles escolheram a cor, o tecido, tudo. É importante que haja sempre esse diálogo entre as duas partes, visto que estamos com esta operação Centro Limpo em ação. Está havendo uma reordenação naquele bairro e estes autônomos estão sendo realocados a pontos fixos pela cidade. Na Casa do Empreendedor, por exemplo, eles poderão se formalizar e abrir linhas de crédito”, conta.
Ela explicou a todos sobre a medida tomada pela Administração Pública Municipal, a fim de dar maior mobilidade e acessibilidade, tanto para veículos como para pedestres.
“Estamos muito contentes com esta parceria com a Prefeitura; foi o primeiro passo dado por nossa associação, visto que queremos estar dentro da lei. O que queremos é trabalhar e a prefeita está nos dando este suporte”, diz José Cícero Amorim, à frente da Aval Arapiraca.
Estiveram no local fazendo cobertura e levando à população todos os detalhes, a TV Gazeta, Rádio Gazeta FM, Rádio Novo Nordeste e Rádio Pajuçara FM. O vereador Josias Albuquerque também acompanhou a movimentação.

Reordenação

Desde o início do ano, o projeto Centro Limpo vem se mostrando um importante fator na reordenação do centro comercial de Arapiraca, tanto trabalhando junto aos ambulantes quantos aos lojistas que insistem em utilizar a calçada para comercializar seus produtos.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca lançou nota, por meio de sua direção, apoiando a iniciativa: “Dando mais dinamismo ao centro comercial de Arapiraca, a Prefeitura tem efetuado ações para que o cidadão possa transitar com o direito de ir e vir assegurado, bem como dando mais fluidez com a mobilidade no trânsito. Um centro mais limpo e tranquilo. Por uma Arapiraca mais forte, limpa e organizada”.
O trabalho está sendo reconhecido também pelo cidadão, visto que o município é um dos mais importantes polos de negócios do estado de Alagoas. O professor de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Ronaldo Leão, revelou que na última semana saiu de casa e, ao dirigir pelo Centro, sentiu algo diferente.
“As ruas estavam mais livres, o trânsito mais rápido, um Centro mais organizado – mais parecido com uma cidade moderna. Logo me dei conta de que a razão da mudança era a ausência de carros de mão estacionados nas calçadas, de vendedores ambulantes atrapalhando o fluxo de carros etc. Enfim, o Centro estava limpo, como deveria ser. Parabéns à Prefeitura pelo trabalho. Espero que continue assim. Não se administra bem uma cidade permitindo que todos façam o que bem querem em qualquer lugar alegando que precisam trabalhar”, comenta o professor Ronaldo Leão.