Geral

Papa considera separação necessária em alguns casos

24/06/2015
Papa considera separação necessária em alguns casos
papaAAc2k43

Vento atrapalha o Papa durante a audiência na Praça de São Pedro

O Papa Francisco reconheceu nesta quarta-feira que a separação de um casal, em alguns casos, é inevitável e “moralmente necessária”, principalmente quando reina a violência doméstica, em uma clara mensagem de abertura ante os desafios da família moderna.

“Existem casos em que a separação é inevitável, inclusive moralmente necessária, para tirar os filhos da violência e da exploração e até da indiferença e estranhamento”, afirmou o Papa ante milhares de peregrinos reunidos na audiência-geral de quarta-feira na praça de São Pedro.

“Peçamos ao Senhor uma grande fé para ver a realidade com o olhar do Senhor”, enfatizou.

A mensagem do Papa foi lançada um dia depois da apresentação no Vaticano do documento que guiará em outubro o sínodo dos bispos de todo o mundo dedicado à família e no qual propõe “acompanhar os divorciados e as famílias com filhos gays”.

O Papa falou das “feridas profundas” que provoca a separação aos filos e rejeitou o termo “casais irregulares”.

“Não estaremos anestesiados em relação às feridas da alma dos filhos? Quando mais se tenta compensar com presentes, mais se perde o sentido das feridas da alma”, afirmou.

“Como acompanhar os casais em dificuldades?”, questionou ainda.

A reflexão faz parte dos intensos debates que os bispos mantêm há mais de um ano sobre como encarar os desafios das famílias contemporâneas, em particular a delicada questão de autorizar a comunhão para os divorciados que voltaram a casar, argumento que gera divisões.

A Santa Sé revelou que conseguiu um “acordo comum” para propor um “caminho penitencial”, sob a autoridade dos bispos, para reintegrar à Igreja católica os divorciados que voltaram a se casar, algo que foi considerado um sinal de abertura.

Sinais de abertura

O Vaticano reafirmou claramente na terça-feira a indissolubilidade do casamento, mas abrindo caminho para a reflexão e encorajando os casais casados civilmente a dizer sim na Igreja, no documento de trabalho do sínodo.

Este “instrumentum laboris” de 147 artículos, apresentado terça-feira à imprensa, aparece como uma síntese entre a abertura prudente de alguns prelados ocidentais sobre os divorciados, os homossexuais, as uniões civis, e a reafirmação da doutrina do casamento indissolúvel entre um homem e uma mulher.

Ele reflete o profundo embaraço da Igreja, dividida entre conservadores, especialmente nos países do sul, contra qualquer mudança, e uma linha mais moderna, ansiosa por aberturas reais.

Toda relação final do primeiro sínodo de outubro de 2014, incluindo três parágrafos contestados que não atingiram a maioria de dois terços (sobre os divorciados e os homossexuais), foi retomada e enriquecida com uma reflexão sobre centenas de respostas fornecidas pelas dioceses a um questionário enviado por Roma.

Sob condições muito estritas, “um caminho penitencial” poderia permitir divorciados que voltaram a se casar ​​civilmente a receber a Comunhão.

O documento refere-se a um “consenso” em torno deste “caminho” para os divorciados ​cujo primeiro casamento seria reconhecido como inválido e que já estariam envolvidos em uma “relação irreversível”.

Um “amplo consenso” também parece incidir sobre um melhor acesso aos procedimentos de invalidação matrimonial, “eventualmente gratuito”, enquanto o processo atual é pago e extremamente complexo.

O documento também observa o aumento da coabitação e dos casamentos civis: “é desejável promover caminhos para que as pessoas que coabitam ou que sejam casadas no civil possam chegar ao casamento religioso.”.

O documento menciona brevemente os homossexuais, citando “projetos de acompanhamento pastoral” para a sua integração na Igreja. “Mas não há base para estabelecer analogias entre as uniões homossexuais e o plano de Deus para o casamento e a família”, reafirma o documento.

“Sobre o casamento, entendemos como o casamento entre um homem e uma mulher”, realidade “distinta” das uniões homossexuais, salientou o relator geral do sínodo, o bispo italiano Bruno Forte.

No entanto, a Igreja tem o “desafio pastoral” de garantir “que ninguém, incluindo os homossexuais, ninguém se sinta excluído”, acrescentou o prelado.

O secretário-geral do sínodo, o cardeal Lorenzo Baldisseri, se declarou contra a “confusão” contemporânea sobre o conceito de família, citando o papa Francisco para argumentar que “a supressão da diferença (entre homens e mulheres) é o problema, não a solução”.

A posição conservadora dos prelados africanos é visível em um parágrafo de texto, considerando qualquer pressão “inaceitável” e denunciando a pressão de organismos internacionais, que “condicionam a ajuda financeira aos países pobres à introdução de leis que instituem o casamento entre pessoas do mesmo sexo”.