Geral

Município de Piranhas inaugura Casa do Empreendedor nesta sexta-feira

25/06/2015
Município de Piranhas inaugura Casa do Empreendedor nesta sexta-feira

  PiranhasAL2

  Nesta sexta-feira (26), o município de Piranhas, no sertão de Alagoas, ganha mais um reforço na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas com a inauguração da Casa do Empreendedor. Situada na Rua Pilar, no bairro Xingó, o espaço vai agregar formalização de novos negócios à orientação e aos serviços prestados por parte dos técnicos da Casa e da Prefeitura Municipal.
A Casa do Empreendedor de Piranhas contará com uma efetiva presença de técnicos da Prefeitura da área de tributos, realizando emissão de notas, cálculo de tarifas, prestando informações sobre compras públicas e licitações, e também oferecerá os já habituais serviços para os empresários: orientações para montar e formalizar um negócio, emissão de certidões e notas fiscais, impressão de guias de pagamento de impostos, informações sobre linhas de crédito e facilidades disponíveis para pequenas empresas, alteração e baixa de cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), entre outros.
Outro serviço que está sendo viabilizado é a presença de técnicos ligados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), para consulta prévia e orientações da Vigilância Sanitária, ampliando a cartela de serviços ofertados aos empresários de Piranhas.
“Estamos viabilizando a presença desses funcionários na equipe de atendimento. Nossa intenção é que o potencial empresário saia da Casa do Empreendedor com todas as suas dúvidas sanadas. Ele formaliza seu negócio e já é orientado sobre a participação em compras públicas, sendo inserido no cadastro de fornecedores da Prefeitura, caso queira. A Casa vai agregar serviços, divulgar as vantagens previstas em lei para os pequenos negócios e, consequentemente, ajudar a desenvolver o município”, comentou Tatiana Eigler, analista da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas.
A Casa do Empreendedor também será mais um ponto de referência na região sertaneja para as capacitações, cursos e palestras promovidos pelo Sebrae em Alagoas e seus parceiros, somando-se ao Escritório Regional em Delmiro Gouveia, a 40 km da cidade. O objetivo é ajudar no desenvolvimento e sobrevivência dos pequenos negócios de Piranhas, que têm se destacado em duas vertentes da cadeia de turismo – o histórico, com a Rota do Cangaço, e o de aventura, nos Caminhos do São Francisco.
O Sebrae em Alagoas será representado na inauguração pela gerente da UPP, Izabel Vasconcelos, a analista Tatiana Eigler e integrantes do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia. Após a solenidade, o público poderá participar da palestra “Vantagens da formalização” na própria Casa do Empreendedor.

    Empresas em Piranhas

De acordo com dados registrados no site Empresômetro (empresometro.cnc.org.br), portal que mantém um registro, em tempo real, da abertura e fechamento de empresas em todo o país, entre outras estatísticas, o município de Piranhas conta com 916 empresas ativas, das quais 868 se enquadram como micro e pequenas empresas (MPE).
Localizada na divisa de Alagoas com Sergipe e Bahia e ainda na rota comercial do sertão de Pernambuco, Piranhas mantém firme sua vocação histórica de comércio, porém, tem desenvolvido, nos últimos anos, a atividade turística, voltada para explorar o Rio São Francisco e o aspecto cultural do cangaço.
Para isso, tem contado com políticas públicas e ações – muitas com a colaboração do Sebrae em Alagoas – para o desenvolvimento das atividades dessa cadeia produtiva, como serviços de alimentação fora do lar, transporte, hospedagem (hotéis e pousadas), artesanato e empresas ou guias turísticos, entre outros.