Geral

Equipe do IMA encontra tartarugas presas em redes e mortas na enseada da Pajuçara

08/06/2015
Equipe do IMA encontra tartarugas presas em redes  e mortas na enseada da Pajuçara

20150606_125248Durante fiscalização preventiva realizada nos ecossistemas recifais da enseada da Pajuçara, neste sábado (6), a equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) encontrou duas tartarugas presas em uma rede de pesca abandonada, próxima à Piscina do Amor. O equipamento foi retirado e inutilizado pelos fiscais, mas, infelizmente, os animais não resistiram e já estavam mortos quando localizados pelos técnicos.
Segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, a ocorrência, comum no litoral Alagoano, é uma ameaça à vida marinha. “É lamentável, mas coisas desse tipo acontecem com frequência em nosso litoral, o que justifica uma proibição da pesca de rede na enseada.” De acordo com ele, o órgão ambiental vem realizando estudos, junto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sobre o impacto da pesca de arrasto e de redes de espera na enseada da Pajuçara.

Pesca-fantasma

Os equipamentos de pesca abandonados no oceano acabam se transformando em armadilhas para peixes e outros animais marinhos. De acordo com Juliano Fritscher, biólogo colaborador do IMA, este tipo de ocorrência é chamado de “pesca-fantasma”, “diversos pequenos peixes, crustáceos e outros organismos ficam presos e perdem a vida, e a incidência no período chuvoso aumenta, pois com ventos e chuvas, a perda de redes é ainda maior”, informou.