Geral

Sesi promove inclusão de pessoas com deficiência

23/04/2015
Sesi promove inclusão de pessoas com deficiência

   IMG_9932  O Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD) realizou, no último sábado (18), o primeiro encontro do ano, na Vila Olímpica Albano Franco. Pessoas de todas as idades participaram de várias provas na piscina da unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) localizada no bairro da Cambona, em Maceió.
Há 12 anos, o PSPCD promove a inclusão social de pessoas com deficiências física, auditiva e visual, por meio do esporte. Durante o dia, as atividades de nado despertaram o espírito esportivo em todos os atletas que, junto às suas famílias, ajudavam uns aos outros a terminarem as provas.
E foram ações como essa que mudaram a vida de André Felipe, 32 anos, deficiente mental e auditivo. “Antes de sermos chamados para integrar o programa do Sesi, o André vivia isolado. O irmão dele já havia sugerido interná-lo em uma casa de repouso, mas eu disse que nunca ia desistir do meu filho e agora tenho a prova de que fiz a coisa certa”, afirma Girlene Lopes, mãe do atleta.
Segundo ela, o filho aprendeu a jogar futsal e a nadar. “Agradeço muito ao Sesi por essa oportunidade. Já chorei muito com o André, mas hoje só choro de alegria”, diz.
O professor de educação física Pablo Lucini, coordenador do projeto, lembra que o apoio da família é fundamental para o desenvolvimento eficaz das atividades. “O apoio da família é fundamental para essas crianças e jovens. E foi assim que conquistamos títulos em todo o Estado em diversas modalidades, como natação e atletismo”, destaca Lucini.
Ao final de cada prova, os participantes subiram ao pódio e ganharam medalhas de acordo com suas classificações. Para repor as energias depois de várias provas, foi servido um lanche, onde todos puderam confraternizar e conversar com os colegas.