Geral

Saúde realiza Operação Páscoa para atender alagoanos durante feriadão

01/04/2015
Saúde realiza Operação Páscoa para atender alagoanos durante feriadão
Equipes multidisciplinares estarão a postos durante o plantão do feriado prolongado para atender à população no Estado (Fotos: Carla Cleto Olival Santos)

Equipes multidisciplinares estarão a postos durante o plantão do feriado prolongado para atender à população no Estado (Fotos: Carla Cleto Olival Santos)

Para assegurar atendimento aos alagoanos durante o feriado da Páscoa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou estrutura àqueles que necessitarem dos serviços públicos do Estado. Para isso, desta quinta (2) até domingo (5), as unidades de saúde de urgência e emergência da capital e do interior funcionarão em regime de plantão.
Para isso, sob determinação da secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rozangela Wyszomirska, foram elaboradas escalas de plantão e abastecidas as unidades com insumos e medicamentos. Desse modo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Emergência do Agreste, Hospital Geral do Estado (HGE), Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) funcionarão em regime de plantão.
Referência em atendimentos de alta complexidade, o Hospital Geral do Estado (HGE) estará em alerta para garantir o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante os quatro dias do feriadão. A unidade hospitalar montou um esquema especial com uma equipe multidisciplinar de, aproximadamente, 350 profissionais a cada plantão.
Com isso, além de atender vítimas de acidentes de trabalho, trânsito e queimados, uma vez que possui o único centro especializado do estado, o HGE também estará atendendo as vítimas de agressões. Entretanto, para atender os casos de menor gravidade, a orientação é procurar os cinco ambulatórios 24 horas: Denilma Bulhões (Benedito Bentes); Noélia Lessa (Levada), Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira), João Fireman (Jacintinho) e Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins).
Para os motoristas e aqueles que vão viajar, a direção da unidade hospitalar orienta que é necessário redobrar a atenção ao dirigir, observando a sinalização das rodovias. “O uso do álcool é responsável pela maioria dos acidentes que recebemos. É importante ficar atento a isso. Direção e bebida alcoólica não combinam”, salienta a diretora da unidade, Verônica Omena.

Samu

No Samu, as Centrais Maceió e Arapiraca e as 37 bases descentralizadas vão funcionar para atender os usuários do SUS no período da Páscoa. Apenas em Maceió, para se ter ideia, serão disponibilizadas dez Unidades de Suporte Básico (USBs), sete Unidades de Suporte Avançado (USA), das quais duas neonatais, ou seja, para o transporte exclusivo de recém-nascido grave; quatro motolâncias, além do Serviço Aeromédico (helicóptero).
No entanto, segundo o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, o serviço deve ser acionado para realizar o atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, espancamento e casos de tentativa de suicídio. Também é atribuição do Samu atender vítimas de acidentes com produtos químicos perigosos (solda cáustica, entre outros), pacientes com problemas cardiorrespiratórios, casos de intoxicação ou queimaduras; pessoas com quadros graves infecciosos; gestantes em trabalho de parto; vítimas de crises hipertensivas (pressão alta); hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue), além de pacientes clínicos, que precisem, com urgência, de transferência de um hospital para outro.
“Ao telefonar para o Samu é recomendável que o solicitante esteja ao lado do paciente, visando informar a real situação clínica do paciente aos profissionais de plantão. O solicitante deve identificar-se, além de informar, com precisão, o local exato onde está o paciente e as condições clínicas, salientando como ele está respirando, onde está sangrando e a intensidade (se for o caso). Agindo dessa forma estará contribuindo para que a equipe de profissionais possa realizar o melhor serviço, que poderá ser o Aeromédico, a motolância, uma USA, ou uma USB”, informou Lucas Casado.

UE do Agreste

Na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, escalas de plantão foram montadas para garantir que nenhum alagoano da II Macrorregião de Saúde fique sem atendimento de urgência e emergência. A equipe de profissionais estará em alerta para acidentes graves no feriado prolongado e haverá médicos de sobreaviso em especialidades críticas para eventual necessidade, a exemplo dos neurocirurgiões.

Hemorrede Pública

E para assegurar o fornecimento de sangue aos hospitais e maternidades públicas do Estado, o Hemoal e Hemoar funcionarão em escala de plantão, a fim de liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde públicas de Alagoas. O atendimento para doação de sangue, no entanto, ficará suspenso desta quinta (2) até domingo (5).