Geral

Núcleo foca em projetos de promoção do turismo, desenvolvimento rural e urbano

10/04/2015
Núcleo foca em projetos de promoção do turismo, desenvolvimento rural e urbano

Promoção do desenvolvimento rural está no foco do Núcleo de Estudos e Projetos da Seplag. (Foto: Ascom MDA)

Promoção do desenvolvimento rural está no foco do Núcleo de Estudos e Projetos da Seplag. (Foto: Ascom MDA)

   A Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) iniciou, nesta quinta-feira (9), as atividades do seu Núcleo de Estudos e Projetos que será coordenado pelo professor Cícero Péricles, economista e pesquisador de economia popular. O núcleo começa a atuar imediatamente com foco nas áreas de economia criativa, turismo, desenvolvimento rural e urbano.
O núcleo passa a atuar no levantamento de dados socioeconômicos estaduais e na formulação de projetos que irão subsidiar o governo estadual para a proposição de políticas públicas em sintonia com a realidade e as necessidades alagoanas.
O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, endossou os trabalhos do grupo afirmando que toda ação pública exitosa tem como pressuposto um planejamento sério e focado na realidade.
“Precisamos partir de premissas sólidas, baseadas em dados e estatísticas. A implantação deste Núcleo na Seplag nos dará a segurança necessária para implementar nossos projetos”, conclui Teixeira.
O diretor-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, esteve presente na primeira reunião geral do núcleo e afirma que a formação deste grupo de estudos, dentro do governo, é de extrema importância para uma boa gestão das políticas públicas.
“O diferencial deste núcleo é que este é um passo inicial dado pelo governo estadual, que mostra estar interessado em ações sólidas, de médio e longo prazo. Trata-se de um planejamento que começa a ser executado agora e que vai repercutir pelos próximos anos e décadas”, diz o diretor-presidente.
A Fapeal é uma das parceiras deste núcleo e atuará colaborando com o desenvolvimento dos estudos e como agencia de fomento na execução dos projetos.
O secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Genildo Silva, apresenta o núcleo como uma ferramenta da secretaria que irá se integrar na sociedade e detectar as reais necessidades do estado. “O núcleo irá atuar diretamente, através da elaboração de projetos com aplicação prática, indicando ao governo propostas que irão melhorar o nível de desenvolvimento do nosso estado”, diz Genildo Silva.